Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/02/2008
Ergonomia no esporte evita lesões

Movimentos repetitivos e falta de ajuste no equipamento podem causar lesões nos joelhos e até na coluna

Nas academias, parte dos equipamentos não são adaptáveis para os diferentes tipos de estatura e peso de homens e mulheres. Para os praticantes da modalidade spinning (bike in door), por exemplo, pedalar intensivamente em uma aula animada pode ser a solução para queimar calorias e fortalecer os músculos em menos tempo. Porém, caso a bicicleta for ajustada de maneira incorreta, é provável que o atleta sofra lesões nos tendões e músculos.

A ergonomia – ajuste do homem à máquina – sempre teve referência no meio empresarial como forma de adequar o ambiente de trabalho ao homem. Já a ergonomia no esporte tem como objetivo auxiliar atletas profissionais e amadores a praticarem exercícios corretamente, evitando lesões e inflamações ocasionadas por treinamentos repetitivos.

Lesões nos joelhos, mãos, braços, pescoços, pernas e coluna (lombalgia) são os problemas mais comuns ocasionados pela falta de ajuste no aparelho e caso não sejam corrigidos, podem causar sérios danos à saúde. Foi o que aconteceu com a economista Vivian Amaral, 24, que após praticar por mais de 2 anos o spinning com a postura e o ajuste do equipamento incorreto, acabou lesionando o joelho esquerdo. Depois de muito repouso e consultas ao fisioterapeuta, a economista demorou cerca de 3 meses para se recuperar e já voltou a freqüentar as aulas de spinning regularmente. “Fiquei por muito tempo me exercitando e não sabia que o movimento que fazia nas aulas estava incorreto. No final, acabei me lesionando. Mas nem por isso deixei de fazer o que mais gosto”, afirma.

De acordo com o engenheiro mecânico da Pacness, fabricante paranaense especializada em bicicletas de spinning, Euler Chropacz, o conforto e a praticidade são importantes para que o exercício torne-se saudável e seguro para o usuário. “A ergonomia correta é visível para quem pratica. Se o atleta se esforçar para segurar no aparelho ou freia-lo, é devido à falta de ajustes no equipamento”, diz.

Euler explica que ajustes no selim, pedais e guidão fazem a diferença na postura e no posicionamento do usuário, evitando acidentes e ocasionando conforto e praticidade nos treinos, principalmente para os atletas amadores, que utilizam o spinning apenas como hobby. Já para os profissionais, a ergonomia auxilia na prática e regulagem do equipamento. “A composição do equipamento torna os treinos mais fáceis e seguros. Algumas peças são mais fáceis de manusear do que outras. Cabe ao fabricante o funcionamento adequado do equipamento para auxiliar o atleta a evitar possíveis lesões.”, esclarece.

Alguns atletas de corrida, futebol, vôlei, entre outros esportistas, utilizam a bicicleta de spinning como um meio de praticar treinos mais pesados no intuito de fortalecer os músculos do corpo com ginástica aeróbica – responsável pela queima de gorduras. “É preciso estar atento, uma vez que, alguns aparelhos vêm com medidas únicas e pouco ajustáveis. A bicicleta de spinning tem essa vantagem, ajusta-se a qualquer tipo de pessoa. O equipamento deve privilegiar a ergonomia desde a concepção”, finaliza o engenheiro.

Dicas

O alongamento e o acompanhamento de um profissional é indispensável para um treinamento saudável. Euler orienta que antes de iniciar a aula de spinning, os profissionais e usuários devem-se seguir algumas dicas de ergonomia para o ajuste no aparelho para ginástica, evitando desta forma, lesões durante o treino:

- Ajuste o selim sempre na altura da cintura;

- A distância entre selim e guidão devem sempre ser aproximadamente a mesmo do ante-braço, mais a mão e o dedo mínimo;

- Não mantenha as pernas completamente esticadas, quando pedal estiver na posição mais baixa, o joelho deve ficar flexionado;

- Para maior conforto, pode-se variar levemente a posição que se senta sobre o selim, ora mais pra frente, ora mais para trás.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas