Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

28/01/2008
Alimentação para antes durante e depois do carnaval

Foliões devem preparar o organismo para enfrentar a maratona do Carnaval

Especialista dá dicas sobre cuidados a serem tomados antes, durante e depois da festa


Os foliões começam a se preparar para a maratona do Carnaval. Muitos já definiram o destino, seja praia, algum sambódromo, na rua ou no salão. Os mais animados se preparam para desfilar em mais de uma escola de samba ou pular feito loucos atrás dos trios elétricos durante as cinco noites de folia. Porém, muitos se esquecem de que a festa é uma maratona exaustiva e consome muita energia do organismo.

Para evoluir bem na avenida, nos blocos de rua ou nos bailes de salão, e suportar o desgaste físico até o último dia, a dica dos especialistas é manter a energia do organismo. O ideal é seguir um programa de alimentação antes, durante e depois do Carnaval.

A recomendação é começar com um controle alimentar na semana anterior, cortando frituras e comidas gordurosas, como, por exemplo, pratos elaborados com creme de leite.

De acordo com a nutricionista do Grupo Giovannetti, Mirele Demolin, o essencial é aumentar a quantidade de proteína no organismo. Carnes vermelhas devem ser substituidas por filés de peixe e de frango. Essa troca ajuda no ganho de massa muscular. Dois dias antes do sábado de Carnaval, a prioridade é o consumo de carboidratos – macarrão, arroz, feijão e pão – para acumular energia, tal como fazem os atletas, sejam maratonistas, atletas e jogadores de futebol, como forma de obter reserva de energia, que aumenta a disposição física.

Embora alguns possam achar estranho, nos dias que antecedem a farra o almoço ideal é algum tipo de massa com molho leve de tomate ou misturado a algum legume. A ingestão de quatro ou cinco porções de frutas variadas é aconselhada também para aumentar a reserva de potássio no corpo.

Mas ninguém deve descuidar da hidratação, principalmente nesses dias de sol escaldante e calor intenso. Nos intervalos dos desfiles ou mesmo durante a perseguição aos trios elétricos é fundamental a reposição de líquidos com isotônicos, água-de-coco, suco de laranja ou de abacaxi com hortelã. Para combater o cansaço, o melhor é consumir uma barra de cereal, fácil de carregar em qualquer bolso.

“A hidratação deve ser uma preocupação diária nas manhãs seguintes a cada noite de desgaste físico e o café da manhã deve incluir frutas, iogurte desnatado com granola, e sanduíches leves. No almoço, vai bem peixe grelhado, legumes cozidos e saladas. Mesmo quem não desfilou, mas exagerou nos drinques, deve hidratar o organismo”, recomenda a nutricionista.

Uma vez terminada a maratona, é hora de desintoxicar o organismo com comidas leves à base de verduras, beterraba e muita fruta. Depois de alguns dias, os foliões podem voltar à rotina do arroz com feijão.

Dicas para enfrentar o Carnaval

Antes da festa


- Comece a se hidratar com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação.

- Mantenha uma alimentação variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa.

- Consuma muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que seu organismo esteja com os níveis de vitaminas e minerais em dia.

- Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.

- Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e agüentar até o último minuto!

Durante a festa

- Hidrate-se o máximo que puder. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é bom o uso de isotônicos, já que possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido.

- Não abuse das bebidas alcoólicas, menos ainda com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal). Quando em excesso, pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água.

- Alimente-se durante a festa, consumindo comidas leves. Para facilitar, leve barrinhas de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia.

- Não consuma frituras, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza.

- Não se esqueça que nesses dias, os alimentos mais acessíveis são os mais perigosos, como os cachorros quentes, hambúrgueres e lanches com maionese. Para não piorar a dor de cabeça, evite o consumo de chocolates, doces e alimentos gordurosos.

Após a festa

- Para os que exageraram, este é o dia da ressaca! Para melhorar os sintomas de mal estar, o repouso é o mais recomendado.

- Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose.

- Beber chás, como por exemplo, o chá de carqueja, que apresenta propriedades protetoras do estômago e do fígado; ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da vesícula biliar.

- Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

- Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas