Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/01/2008
Como se alimentar para trabalhar melhor

A correria do dia-a-dia não permite que você se alimente direito?
Especialista orienta e dá dicas de quais os cuidados que se deve ter na alimentação para não prejudicar sua saúde


Falta de tempo, prazos curtos e muitas tarefas a cumprir. Normalmente é assim, corremos contra o tempo diariamente e em virtude disso, não conseguimos nos concentrar nos afazeres e conciliar tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes não demos conta dos efeitos desse hábito à nossa saúde, que acaba gerando tensão e estresse.

A alimentação é muito importante, principalmente para quem trabalha o dia inteiro e não tem tempo de cozinhar. Uma das refeições mais importantes do dia é almoço. Ela é realizada na parte do dia em que ainda iremos gastar bastante energia. “Quando fazemos uma alimentação leve e balanceada ingerimos os nutrientes necessários capazes de auxiliar no bom funcionamento do metabolismo, o que ajuda a melhorar não só a concentração, mas também a disposição”, explica a nutricionista Priscila Rosa da Academia Youngers. Já as refeições ricas em gorduras e açúcares, nos fazem sentir um enorme cansaço, e muitas até causam desconfortos como a distensão abdominal e a constipação intestinal. Além de serem de difícil digestão, elas não são nada saudáveis e nutritivas.

Segundo Priscila, o ideal é que a nossa alimentação seja fracionada, ou seja, que não fiquemos um período maior de 3 horas sem nos alimentar. Para isso, ela ter sempre em mãos alimentos saudáveis e nutritivos de fácil digestão como frutas, barrinhas de cereais, iogurtes, frutas desidratadas e oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas e, avelã. “Tomar líquidos menos calóricos, como sucos, chás e muita água, que além de hidratar, ajuda na prevenção do envelhecimento da pele e nas eliminações fisiológicas A ingestão de nutrientes durante todas as refeições do dia é importante, inclusive, na prevenção de doenças”, recomenda a nutricionista.

Já para aqueles que têm o costume de comer ou “beliscar” enquanto trabalha, o ideal é fazer uma pausa, tomar uma água ou conversar com alguém. “Comer em frente ao computador acaba fazendo com que as pessoas comam mais do que necessário e não avaliem aquilo que estão ingerindo”, afirma Priscila. Se ainda assim for difícil se livrar desse impulso, uma solução é a prática de esportes. “Uma dieta balanceada aliada à prática regular de exercícios físicos garante um corpo saudável e um bom funcionamento do organismo”, complementa.

O importante é não deixar de fazer pelo menos 3 refeições ao dia. Tomando um café da manhã nutritivo, você armazenará energia para trabalhar melhor. Caso você deixe de almoçar, provavelmente comerá muito à noite. Por este motivo a nutricionista elaborou um plano de como devem ser as nossas refeições diárias, mantendo sempre uma alimentação saudável e nutritiva, contribuindo para melhoria no desempenho e disposição no trabalho. Confira:

Café da manhã: É uma refeição muito importante, pois é a primeira do dia, por isso deve conter um alimento de cada grupo alimentar para fornecer energia e disposição para enfrentar o dia. O ideal é escolher um alimento fonte de proteína magra como o leite desnatado, um iogurte de frutas, uma fatia de queijo magro, uma porção de fruta ou suco natural para fornecer vitaminas e minerais. E outro alimento com carboidrato integral para fornecer energia e fibras como o pão integral ou um cereal matinal, tipo integral, ou ainda uma fatia de bolo simples (sem recheio e sem cobertura).

Almoço: Comece por um prato de salada com no mínimo 3 cores diferentes (uma tonalidade de verde, uma de laranja e uma branca). Depois deve conter uma fonte de carboidrato complexo como arroz integral ou algum tubérculo cozido como batata ou mandioca. Uma fonte de proteína animal magra como um filé de carne, peixe ou frango grelhado. Uma porção de grãos como feijão, lentilha ou soja e uma porção de legumes cozidos como abobrinha, brócolis ou espinafre entre outros. Para beber, devemos escolher entre água, sucos naturais ou água de coco, desde que o tamanho do copo seja de no máximo 200 ml.

Jantar: É nessa ocasião que devemos comer menos, pois durante a noite que o nosso metabolismo fica mais lento. É nesse período que as enzimas que participam da nossa digestão vêm em menor quantidade e velocidade, o que facilita o armazenamento de gorduras. A refeição noturna nunca deve ser “pulada”, mas balanceada e as quantidades a serem ingeridas é que devem ser menores.

Dicas para manter a alimentação saudável no dia-a-dia:

- Durante as refeições faça lanches leves com poucas calorias como um iogurte, uma barra de cereal ou ainda um sanduíche natural de pão integral com peito de peru ou queijo branco.

- Para ter energia: prefira os carboidratos complexos: cereais integrais, frutas, saladas e carnes magras.

- Já os que causam indisposição são: frituras, carnes de churrascaria, doces, sorvetes e chocolates.

- Lembre-se sempre de comer tudo lentamente, em quantidades pequenas, mastigando bem.

- Alimente-se num tempo razoável, escolha bem o cardápio e tire um intervalo para descansar após comer.

- Uma boa opção é fazer uma caminhada de cerca de dez minutos. Além de favorecer a digestão, vai desconecta-lo do escritório e aliviar o estresse.

*Prisicila Rosa Belpiede, é nutricionista da academia Youngers e consultora de atletas maratonistas. É formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição esportiva e especialista em Nutrição Materno-infantil pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Serviço:
Academia Youngers
Rua Pedra Azul, 674.
Aclimação – São Paulo/SP
Tel: (011) 5571-0209

Site: www.youngers.com.br






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas