Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

17/12/2007
Saiba se cuidar praticando exercícios

Saiba que qualquer prática que mexe com o corpo exige uma pequena preparação. Não, não estamos falando de habilidades físicas ou qualidades servindo de pré-requisito. Aqui, o que não deve ser esquecido é o aquecimento, o alongamento e os limites de cada um.

Para quem vai fazer exercícios de musculação, típicos de uma academia, o alongamento é indispensável, antes e depois das atividades. Não que o aquecimento não o seja também, mas é que, como na musculação os movimentos trabalham mais os músculos e não a resistência, o alongar-se serve como preparação para a carga que o corpo vai receber.

Já o aquecimento é mais importante naquelas atividades com maior movimentação aeróbica, nas quais a resistência é uma grande parceira. Os esportes em geral carregam essas características. Assim, para nadar, correr, jogar tênis, futebol, basquete ou vôlei é preciso aquecimento e alongamento.

Resultados da falta de alongamento e aquecimento
Quando você pratica qualquer atividade sem preparação, pode ferir tecidos do seu corpo. É claro que esse mal pode ser causado ainda por uma batida, uma queda ou uma torção, mas a ocorrência de qualquer ferimento fica mais difícil se você preparar o corpo antecipadamente para o esforço que virá em seguida.

As lesões mais comuns que podemos sofrer com a prática de atividades por vezes rotineiras são:

- Distensão: lesão que geralmente atinge o músculo e o tendão. Acontece principalmente quando "esticamos" demais partes sensíveis do corpo, como a perna e o pé, sem aprontar-nos adequadamente para isso. A distensão vem seguida de dor intensa, mas pode ser curada apenas com repouso e compressas. Se o dano for mais intenso, procure orientação médica.

- Estiramento: problema que atinge o ligamento - aquele tecido que, como o próprio nome diz, serve para ligar os ossos. Ao esticar um ligamento, você pode rompê-lo, ou simplesmente daná-lo. Assim como a maiores das lesões, se não forem intensas, podem ser sanadas com o descanso, sem a necessidade de medicamentos.

Algumas lesões aparecem por movimentos repetitivos ou aqueles que forçam demais determinadas partes do corpo. Atividade física não deve causar dor. Portanto, se sentir cansaço exagero ou dor intensa na região trabalhada, pode ter certeza, você está ultrapassando seus limites.

Saiba parar antes da exaustão. Os exercícios e as práticas esportivas devem nos fazer bem, nos dar disposição e energia, e não dores e cansaço.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas