Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/11/2007
Boa postura previne dores nas costas

Dor na região lombar das costas é um dos piores problemas de saúde da nossa sociedade. Mais de 80% das pessoas vão ter um episódio de dor lombar pelo menos uma vez na vida. E este quadro pode variar de uma dor intensa e de longa duração até uma dor leve e de rápida resolução. Por isso deve-se estar atento mesmo para dores leves na região lombar das costas.

Quando o homem abandonou seus quatro apoios e assumiu a posição bípede, iniciou uma verdadeira revolução postural, onde vértebras, discos, músculos e articulações foram, aos poucos, sendo preparados para dar uma nova forma de equilíbrio ao corpo, para possibilitar caminhadas em duas pernas.

Atualmente nosso esqueleto passa por uma nova mudança, às custas de sofrimento. Neste mundo moderno, como não fazemos esforço físico para cumprir as atividades diárias e passamos boa parte do dia grudados numa cadeira, a estrutura da coluna é pressionada. Com isso, os desvios aumentam e pode até surgir uma hérnia de disco ou uma artrose. A dor é um sinal de que algo anda errado.



Logo abaixo os fatores predisponentes para a dor nas costas:

• Ficar sentado por muito tempo – nossa coluna não foi feita para ficar nessa posição por muito tempo. Mesmo estando numa postura correta, uma região das costas vai ficando tensa até doer. Para poupá-la, você escorrega na cadeira e começa a forçar outro local. A dor vai apenas migrando de um lado para outro.


• Comodismo – alguém sentado logo atrás de você lhe chama. O certo seria levantar-se e ir até ele. Mas, por comodidade, você irá apenas se virar, torcendo o pescoço e a coluna.


• Sedentarismo – a musculatura que deveria sustentar seu corpo vai ficando flácida e transfere o peso para outras partes do corpo, que acabam se contraindo além da conta. A postura vai mesmo para o espaço.


• Exercícios malfeitos – posições incorretas, cargas exageradas e trabalho centralizado em algumas musculaturas desequilibram seu corpo.


Existem técnicas que podem aliviar e/ou tratar as dores nas costas. Entre elas:

Alongamento: Melhora a flexibilidade dos músculos. Alivia a contração muscular causada pelo cansaço físico e pelo estresse.

RPG: Remodela o corpo. Proporciona conscientização corporal.

Rolfing : O terapeuta alinha o corpo do paciente, tocando cada parte para restabelecer as funções prejudicadas e alcançar o equilíbrio.Ensina a realizar os movimentos corretamente, levando em conta a respiração.

GDS: É um trabalho de conscientização corporal feito em academia de ginástica e grupos de dança. Utiliza psicoterapia e coordenação motora. Desenvolve a elasticidade dos músculos

Portanto é muito importante você cuidar das suas costas, para que fique aliviado de dores e desconforto !

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação e Fisioterapia com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas