Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/11/2007
YÔGA: A ARTE DO EQUILÍBRIO FRENTE O COTIDIANO

A arte milenar que mais cresce no mundo, o Yôga, é um fascinante universo de autodescoberta através de sua prática e da reflexão. Já são mais de 18 milhões de praticantes no mundo todo.

O Yôga é uma técnica dinâmica, estritamente prática que conduz ao samádhi (trata-se de um estado de consciência expandida, a qual proporciona o autoconhecimento),ministrada por instrutores formados em Universidades que respeitam a autenticidade internacional e milenar dessa arte, é o que explica Mestre De Rose, Presidente da Confederação Nacional de Yôga.

Essa arte nasceu na Índia, 200 a.C. Não é uma religião e sim um caminho que conduz o homem a compreender-se verdadeiramente a si próprio. Seus ensinamentos são somente acessíveis através da práxis, onde o praticante deve pôr sob o jugo seu corpo, sua mente e sua psique, para alcançar a liberdade interior; ao iniciante de yôga não é exigido nenhum regime alimentar especial ou qualquer outra interdição. Seu caminho é radical, mas acessível a todos, declara Alfredo Campos Novo Vazquez, psicoterapeuta.

A PRÁTICA

Existem diferentes tipos de prática, que se adaptam às possibilidades e necessidades de cada um. A modalidade deve ser escolhida em função das expectativas e necessidades do praticante. Seus efeitos e benefícios estão acessíveis à todos, independente da idade ou qualquer outra restrição. O Yôga deve ser vivido 24 horas por dia, todos os dias da sua existência. A prática constante, o fruto do amadurecimento interior, é um processo em que se desenvolve gradativamente a consciência de alerta. Por isso ao escolher uma escola de Yôga é necessário identificar a proposta do trabalho do instrutor e a técnica por ele utilizada.

Os tipos de YÔGA

Hatha Yôga tradicional


Tem um ritmo tranqüilo, é pautado pelos próprios praticantes. Seus métodos incluem além da prática das técnicas físicas (ásanas), também os exercícios respiratórios e de relaxamento (pránáyáma e yoganidrá respectivamente). Alguns professores acrescentam às práticas meditação e o estudo da filosofia do Yôga e do hinduísmo (Samkhya, Vedanta e outras tradições).

Ashtanga Vinyasa Yôga

Este sistema está baseado em seis séries de ásanas progressivamente mais exigentes, nas quais cada praticante trabalha em seu próprio ritmo, através de uma técnica chamada vinyasa, que consiste em coordenar respiração e movimento.

Power yôga

Uma adaptação mais acessível do Ashtanga Vinyasa Yôga, através da respiração e da execução de posturas combinadas com movimento, o praticante desenvolve resistência, força, flexibilidade, consciência respiratória, concentração e vitalidade.

Iyengar yôga

Uma das características mais marcantes deste método é o conceito de alinhamento, que funciona para a melhor circulação da energia.

Yogaterapia Integrativa

Esse método coloca a ênfase no processo da cura, trabalhando em todos os níveis do ser humano: físico, mental, emocional e espiritual.

Viniyoga

Trabalha o sincronismo da postura física com a respiração em seqüências que são montadas em função das necessidades de cada praticante.

Kripalu yôga

Essa prática divide-se em: 1 - prática firme (foco no alinhamento, na respiração e na atentividade); 2 - entrega (permanência na postura, superando limites, aprofundando a concentração e o foco no processo interno de pensamentos e emoções); 3 - meditação em movimento (as tensões internas são completamente eliminadas do corpo, desenvolvendo confiança na sabedoria corpórea necessária para conduzir o praticante ao estado de meditação profunda).

Sivananda yôga

Este método propõe uma atenção especial aos cinco pontos básicos: 1) Exercícios (Asanas), 2)Respiração (Pranayama), 3) Relaxação (Shavasana), 4) Alimentação (vegetariana), 5)Atitude positiva e Meditação (Dhyana). Há também uma ênfase no aprendizado dos mantras sânscritos tanto em forma de canto (Kirtan) como para suporte à meditação.

SWÁSTHYA YÔGA OU O YÔGA ANTIGO

Considerado o mais completo do mundo, trata-se do próprio tronco do Yôga pré-clássico com raízes Tantra e Sámkhy e agrada mais ao público jovem, dinâmico e de raciocínio lógico, conta o Mestre De Rose. Sua prática pede a execução das técnicas corporais sincronizadas harmoniosamente, que promovem verdadeiras coreografias.

A etapa inicial prepara o indivíduo para o empuxo evolutivo da etapa final onde se dará o reforço da estrutura biológica com um aumento sensível e imediato da vitalidade através de oito feixes de técnicas assim discriminadas:

1. mudrá
(linguagem gestual);

2. pújá
(retribuição de energia);

3. mantra
(vocalização de sons e ultra-sons);

4. pránáyáma
(expansão da bioenergia através de respiratórios);

5. kriyá
(atividade de purificação das mucosas);

6. ásana
(técnica corporal);

7. yoganidrá
(técnica de descontração);

8. samyama
(concentração, meditação e outros estados mais profundos).

Veja mais sobre o assunto em nossas coluna de Fisioterapia e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas