Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/10/2007
Chá Branco?

Com ação anti-envelhecimento e emagrecedora mais potente que o chá verde, versão lançada pela Terra Verde, em 3 sabores, pode ser encontrada na rede em todo o país

Depois do sucesso do chá verde, o Mundo Verde, a maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina, acaba de lançar a última novidade do mercado: o Chá Branco, que oferece ação rejuvenescedora e emagrecedora ainda mais eficaz que o chá verde. Único no mercado em versão instantânea, o Chá Branco Terra Verde pode ser consumido quente ou frio, nos sabores original, maracujá e laranja.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Chá Branco já começou a virar tendência de consumo, principalmente entre celebridades, como a atriz Maria Fernanda Cândido. A novidade consiste em uma variação da mesma planta de onde se extrai o chá verde e o chá preto, a Camellia sinensis. Porém, apresenta maior concentração de polifenóis, entre outras substâncias antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

“De coloração amarelo claro e sabor levemente adocicado, é menos processado que o chá verde e por isso suas propriedades ficam mais concentradas, o que acelera os benefícios, como a regeneração celular e a queima de gordura corporal”, afirma a nutricionista Flávia Morais, do Mundo Verde.

Entre os diferenciais do Chá Branco Terra Verde estão a sua apresentação, em pó solúvel e de preparo instantâneo – basta juntar o pó à água para se obter a bebida –, e a formulação padronizada, que assegura todos os princípios ativos da erva. O chá pode ser preparado com água em qualquer temperatura, incluindo gelada, para se obter uma bebida ainda mais refrescante em dias de calor, um diferencial importante com a proximidade da primavera e verão.

Os sabores discretos de maracujá e laranja atendem ao gosto dos ocidentais, que não apreciam muito o sabor adstringente da erva, mas a linha preserva também o sabor original, para aqueles que não abrem mão do gosto tradicional da bebida. A embalagem de 200 gramas é encontrada nas lojas Mundo Verde em todo o País, com preço sugerido médio de R$ 27.

Propriedades e benefícios

Rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2, o Chá Branco possui propriedades antiinflamatória e antigripal. Ao ativar o sistema imunológico, ajuda no combate a bactérias, vírus e fungos, regenera a pele e previne a formação de placas e cárie nos dentes.

Segundo estudos, a bebida ajuda a controlar a pressão arterial e possui ação vasodilatadora, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sangüíneos. Também promete atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como arteriosclerose e infarto.

Por ser rica em tanino, substância com propriedades adstringentes e anti-sépticas, a planta também é indicada para equilibrar peles oleosas. Outra propriedade recém-descoberta: o Chá Branco pode proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.

Estudos comprovaram a eficiência da bebida em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer. Essa capacidade se deve à existência de bioflavonóides, catequina e cafeína.

Sobre seu poder emagrecedor, a nutricionista Flávia Morais ressalta que não há dados científicos que comprovem o nível de eficiência do Chá Branco em processos de emagrecimento. A versão verde, segundo pesquisas, aumenta a queima de calorias em cerca de 4%.

“O chá branco é diurético e acelera o metabolismo, por isso estimula a queima calórica, mas é necessário aliar o seu uso a uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regulares”, adverte a nutricionista do Mundo Verde.

Flávia Morais destaca ainda que a consulta a um médico ou nutricionista é sempre aconselhável, antes de se decidir pelo uso de qualquer tipo de chá. Segundo especialistas, o consumo excessivo pode aumentar a concentração de cafeína no corpo e causar insônia, tremedeira e irritabilidade. Como a maioria dos fitoterápicos, deve ser consumido por mulheres grávidas apenas com autorização médica.

Mais sobre a erva e o chá

A Camellia sinensis faz parte da cultura oriental há mais de 4 mil anos e seu consumo foi além das fronteiras da China, Japão e Índia. Produzida em algumas regiões do sudeste asiático, a melhor erva do gênero está na China, na província de Fujian. No Brasil, é plantada na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, onde é utilizada para fazer chá preto.

A partir das folhas desta erva, é possível se obter diferentes tipos de chás, sendo o verde e o preto os mais conhecidos. A composição química dos chás varia de acordo com o clima, estação do ano, forma de cultivo e estágio de amadurecimento da planta. A popularidade destes chás revelou a existência de uma versão muito mais nobre da erva, o Chá Branco, que se diferencia dos demais em função do processo de obtenção, que ocorre uma vez por ano.

A erva é coletada antes de as flores se abrirem, quando há brotos cobertos por uma fina camada de pêlos branco-acinzentados que lhe conferem uma característica aveludada. Ao contrário do verde e do preto, o Chá Branco não passa por qualquer processo de industrialização.

Os brotos e folhas da planta são cozidos de forma branda em vapor, que inativa as enzimas presentes na planta e, conseqüentemente, não deixa que a fermentação ocorra, preservando a sua composição. Em seguida, são expostos rapidamente ao sol, com tempo e temperatura controlados, o que mantém as propriedades químicas contidas nas folhas. Por estas razões, a erva conserva mais polifenóis, substâncias que têm papel antioxidante.

Mantenha a forma fazendo exercícios físicos!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas