Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/10/2007
Terapias alternativas

Terapias Alternativas como sinônimo de Bem-Estar e Saúde
Cromoterapia, Florais, Aromaterapia e Meditação são algumas das opções que o Instituto Brasileiro de Naturologia oferece


O número de pessoas que procuram as “terapias alternativas” é cada vez maior, e um dos motivos está relacionado com os “altos e baixos” da vida moderna. A correria do dia-a-dia, o consumismo, o individualismo, a busca pelo poder e pela perfeição, a alimentação industrializada e a falta de contato com a natureza, fazem com que as pessoas se distanciem da sua essência, gerando inquietação, incerteza e apreensão, com repercussão direta sobre a saúde.

Diferentemente da medicina tradicional, as “terapias alternativas”, tendem a ver a relação médico-paciente como um elemento importante da cura. Para os terapeutas alternativos é impossível explicar o adoecer humano apenas biologicamente, assim como é impossível recuperar sua saúde sem levar em consideração o papel das emoções e dos sentimentos.

No Instituto Brasileiro de Naturologia todas as formas de “terapia alternativa” estão preocupadas com a energização do indivíduo, com sua percepção de si mesmo e com seu bem estar de maneira global. Consideram o homem como um todo, um ser natural, social, espiritual e mental. Na terapia alternativa, a saúde é sinônimo de equilíbrio, de fluidez de energia, de paz interior, de autoconsciência e harmonização.

Todos merecem algumas horas da semana para cuidar de si e recarregar as baterias, então, escolha uma das terapias alternativas que mais se identifique com o seu perfil e entre de cabeça, coração e espírito. Conheça algumas das opções que o Instituto Brasileiro de Naturologia oferece para o bem-estar físico e mental:

CROMOTERAPIA: Através dos diferentes comprimentos de ondas e vibrações apropriadas, essa terapia, pode aumentar, diminuir ou neutralizar os níveis de energia na medida em que são necessários em partes específicas do corpo, estimulando o processo de cura.

As vibrações das cores geram impulsos elétricos e correntes magnéticas, ou campos energéticos, que são excelentes ativadores dos processos bioquímico e hormonal do corpo humano, os estimulantes ou sedativos para equilibrar o organismo e seus órgãos.

FLORAIS: As essências florais são obtidas através do armazenamento da energia vibracional das flores. Essa energia sutil age por ressonância corrigindo os padrões emocionais negativos da personalidade que podem ser um dos precursores das doenças físicas. Atuam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Temos os:

Florais de Bach
Florais da Califórnia - FES
Florais Bush Australiano
Florais Brasileiros de Joel Aleixo

AROMATERAPIA: É a ciência que utiliza óleos essenciais obtidos das plantas aromáticas. Os óleos essenciais afetam a mente e as emoções tanto quanto afetam o corpo físico. Podem alterar a avaliação afetiva da experiência dolorosa. O sentido do olfato pode influenciar áreas do cérebro inacessíveis ao controle mental, bem como as emoções e as reações hormonais.

MEDITAÇÃO: É um procedimento que utiliza alguma técnica específica (pré-definida), envolvendo estado alterado de consciência com relaxamento muscular em algum tempo do processo e relaxamento da lógica; é um estado necessariamente auto-induzido, utilizando um artifício de auto-focalização e valorizando auto percepção não sensorial.

O que é Naturologia?

É uma Ciência que abrange técnicas milenares e contemporâneas somadas a conceitos científicos com o propósito de melhorar a qualidade de vida através da melhoria da qualidade de saúde das pessoas.

O que é o Naturológo?

É o profissional com graduação em Naturologia capaz de aplicar, de forma segura, os recursos e terapias naturais na manutenção e restabelecimento da saúde.

Instituto Brasileiro de Naturologia

É uma entidade voltada para a implantação e divulgação das ações do naturólogo e tem como missão: “Ser um centro de referência na promoção e manutenção de saúde e bem-estar da comunidade, atuando com excelência de qualidade em programas educacionais, clínicos e institucionais através das terapias naturais e complementares”.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas