Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/10/2007
Fraturas por estresse

Tendo como causa principal a sobrecarga na repetição de movimentos, a fratura por estresse pode atingir desde os atletas profissionais até praticantes de exercícios de final de semana

Dores durante ou após atividades físicas podem ser sinal de fratura por estresse, que ocorre em conseqüência de uma sobrecarga de exercícios físicos com a mesma intensidade, provocando um desgaste ósseo. Diferente do que muitos pensam, as lesões não ocorrem apenas em atletas profissionais, mas também em iniciantes de academia, mulheres com distúrbios ósseos e, principalmente, em atletas de final de semana.

O ortopedista Marcelo Acherboim, especialista em traumatologia do esporte explica que apesar das fraturas por estresse poderem atingir vários grupos de pessoas, elas ocorrem de maneira diferente. “Nos atletas de final de semana elas acontecem pela falta de preparo físico e nos profissionais, principalmente, pelo excesso de treinos”, diz.

O primeiro sinal de fratura por estresse é a dor, que pode ser de moderada à intensa, mas apesar disso não é de fácil diagnóstico, já que é confundida com dor muscular e não é detectada, em estágio inicial, pelo raio x convencional. Desta forma, a fratura só é percebida quando há formação de um calo ósseo, pela união de microfraturas, entre a 1ª e a 3ª semana. Mas, normalmente, percebida antes da fratura real.

Acherboim destaca que em casos de suspeita de fratura por estresse é importante a interrupção imediata dos treinamentos para que não haja complicação posterior. “Para melhorar o desempenho vários atletas ignoram os sinais do corpo, como as dores, e em casos de fraturas por estresse, a continuidade dos exercícios pode gerar uma fratura de mais difícil tratamento” explica.

Os membros afetados pelas fraturas por estresse são os inferiores, em especial os pés, a tíbia, o fêmur e a bacia, lesionados, na maioria das vezes, por caminhadas e corridas, as principais atividades que desencadeiam as lesões.

As fraturas por estresse são tratadas com repouso e anti-inflamatórios, não sendo necessário o uso de corticóides. Mas em todos os casos é necessário a procura de ajuda médica para a indicação do melhor tratamento. Algumas vezes é necessário imobilizar o membro afetado e, em casos mais graves ou de recidivas, pode ser necessária cirurgia. O ortopedista alerta quando ao uso de medicamentos. “Corticóides sem indicação podem piorar a lesão, já que tendem a “mascarar” a fratura”.

O melhor remédio ainda é a prevenção, e para isso é importante que os atletas, profissionais ou não, estejam atentos a alguns cuidados, como alongamentos, roupas e tênis adequados e aos limites do corpo. “Fazer um planejamento de exercícios, acompanhado de um profissional, para evitar a sobrecarga e dar importância aos períodos de repousos entre as atividades, é um grande passo na prevenção”, finaliza Acherboim.

Serviço:

DR. MARCELO ACHERBOIM é ortopedista, cirurgião, especializado em Traumatologia do Esporte, Ortopedia Geral e Infantil, Artroscopia e Cirurgia do Ombro, Artrose e Prevenção da Osteoporose. Formação e Residência - Faculdade de Medicina da USP

Atendimento
Clínica Accura
2ª a 6ª feira

Novo local de atendimento
Centro Médico Fleury
Todas às terças-feiras das 8:30 às 12:30h e quintas-feiras das 15h00 às 19h00

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Ortopedia e Saúde, com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas