Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/02/2006
Quando as duas metades se encontram

O sanduíche nasceu na Inglaterra, no século XVII, onde vivia um lorde chamado Conde de Sandwich. Ele adorava jogar cartas e costumava varar as noites jogando baralho com os amigos. Para poder matar a fome durante as madrugadas, o conde de Sandwich pedia aos empregados que deixassem preparados pães cortados recheados com queijo, manteiga, salame e presunto. Era super prático, pois assim, o lorde podia continuar jogando, enquanto comia. Assim, nasceu a maravilhosa combinação entre duas metades que levou o nome do seu criador.

Com o passar do tempo...

Hoje, o sanduíche é apreciado por todos, tornou-se parte do dia a dia das pessoas, e tem lugar de destaque em qualquer mesa. O mundo inteiro rendeu-se a ele, em qualquer lugar que se vá ele é apreciado, basta sentar numa praça ou fast-food e deliciar o seu sanduíche predileto. Nada melhor do que um num pão crocante, fresquinho, seja do mais simples e famoso de mortadela a um dos mais refinados carpaccio com mussarela de búfala e rúcula, por exemplo.

Quanto aos recheios, esses sim, fazem a diferença. O ideal seria procurar aquele com baixo teor de gordura e com ingredientes saudáveis, tentando sempre que possível, respeitar as leis nutricionais que, como qualquer outra refeição, deve conter, carboidratos, proteínas e reguladores. Analise o apetitoso hambúrguer: do ponto de vista nutricional, o sanduíche de hambúrguer apresenta os três grupos de nutrientes: o pão, rico em carboidratos fornece energia para as funções em geral. A carne contém proteína, nutriente essencial para formação e reparação de todos os tecidos do corpo, e fundamental para o crescimento. E a alface e tomate, tradicional na montagem do sanduíche, apesar de estarem em pequena quantidade, contêm as vitaminas, minerais e fibras, responsáveis por controlar as reações do corpo, além de incentivar a criança a consumir este grupo de alimentos. No entanto, o grande inconveniente do hambúrguer é o excesso de gordura em sua composição. Muitas vezes, dispensar a maionese pode ser uma boa saída para não desequilibrar o sanduíche. Para completar as vitaminas e minerais, o ideal é que seja consumido junto um suco natural.

O amigo para todas as horas

Os sanduíches podem aparecer em quase todas as refeições, começando pelo café da manhã, que é a principal refeição do dia. Pode-se colocar ingredientes que condizem com o horário, ou seja, nada melhor do que um pão quentinho da padaria, com um pouco de requeijão (light ou normal) ou até mesmo, uma pequena quantidade de manteiga, peito de peru e queijo branco ou mussarela, que em conjunto com uma xícara de café com leite, casa muito bem. Outra sugestão pode ser o pão integral, com requeijão, geléia e presunto magro. No inverno, podemos optar por um misto ou queijo quente.
Sabemos que o correto, é fazer de cinco a seis refeições ao dia, pois isto, ajuda a manter o peso e controlar o metabolismo; come-se menos ao final do dia e sem exageros nas refeições principais. Portanto, para o meio da manhã e tarde, aconselha-se um lanche leve e rápido, por exemplo, pão de aveia, queijo cottage ou ricota e blanquet de peru.
Com o corre- corre do dia, as pessoas dizem não ter tempo para comer e aproveitam a hora do almoço para resolver problemas, se esquecendo de uma coisa muito importante, o almoço. Para facilitar, o sanduíche pode ser um bom aliado.

Mesmo sendo prático e rápido, alguns cuidados devem ser tomados. Para os adeptos de comer na rua e em pé, é sempre bom verificar o local, limpeza e condições em que se encontram os alimentos, principalmente, temperatura de conservação e higiene do local. Prefira local conhecido ou com boas referências e um ambiente tranqüilo onde possa comer sossegadamente. Após tudo isso, vem a escolha. Tarefa difícil, pois a variedade é grande!

Não é só o sabor que conta numa refeição, o aroma e a aparência também fazem a diferença, pois todos os sentidos, interferem no nosso dia e também nas nossas refeições. Como sugestão para almoço, podemos entrar com pão árabe ou ciabatta, tomate seco, queijo fresco ou cottage, alface, cenoura. Para os adeptos de ingredientes mais calóricos, a sugestão é uma maionese (mas sem exagero!), com atum (de preferência em água), ou patê de frango, queijo mussarela, tomate e alface.

Um “beirute”, com rosbife e queijo, é outra opção. A escolha da bebida também é importante, dê preferência aos sucos naturais e evite os refrigerantes ou bebidas gaseificadas.

Já aos praticantes de atividades físicas, vale lembrar que até uma hora antes, deve-se fazer um lanche, pois não é aconselhável praticar exercícios em jejum, então a dica é: pão, geléia, queijo branco e peito de peru, um suco ou uma fruta. À noite devemos de preferência, optar por refeições leves, e evitar eu se coma muito tarde, porque nosso metabolismo, é mais lento e se abusarmos muito, a digestão demorará mais e tudo será revertido em gordura e conseqüência disso, aumento de peso!

Como sugestão para o jantar, uma boa pedida é um sanduíche com ricota, cenoura, alface e pão integral. Outra opção, pão de forma, mussarela, tomate, (também podendo ser quente).

Criando e saboreando

Existem sugestões interessantes e saudáveis, claro que as opções são várias e a criatividade é que conta.
O importante de tudo isso, é lembrar sempre da importância dos nutrientes e sua variação. Procure sempre mudar, não só o lugar como as opções de escolha.
Use sempre o bom senso na hora de comer, comer de tudo e sem exageros.

Tente fazer suas refeições sempre nos mesmos horários, o organismo também gosta de regularidade, ele trabalha melhor e com mais eficiência. A escolha é um fator importantíssimo, pois ela pode ser a maior aliada da sua saúde. Não exagere nos condimentos e gorduras, procure sempre os alimentos naturais e de boa procedência.
Faça da sua refeição, um horário sagrado para você, evite comer trabalhando ou sentado em frente à TV ou do computador, pois assim você acaba não prestando atenção nos avisos do corpo, isto é, não saberá se parou de comer porque estava saciado ou “empanturrado”. Também prejudica a mastigação, a digestão e o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Não deixe que nada atrapalhe a sua refeição.

É importante lembrar, que, por mais “natural” que o sanduíche seja, não devemos somente viver dele, e sim alternarmos com refeições balanceadas como arroz, feijão, saladas e carnes, principalmente as crianças e adolescentes em fase de crescimento que adoram trocar um prato de comida por um enorme sanduíche.

DICAS PARA SEU SANDUICHE

· Preferir pão integral, francês ou baguete, evitar os gordurosos (croissants)

· Patês com ervas, iogurte ou requeijão, ao invés de maioneses, manteiga ou margarinas.

· Recheios com frios magros como: peito de peru, presunto magro, rosbife, frango ou carne magra.

· Evitar embutidos, (salame, salsichas, mortadela), por terem muito conservante e alto teor de gordura.

· Atum, preferir em água.

· Queijos, optar pelos brancos, cottage e tofu, que também contêm menos gordura e são ricos em proteínas, cálcio e vitamina B12.

Um sanduíche também pode ser uma demonstração de carinho, porque nada melhor do que quando cozinhamos ou preparamos alguma coisinha para comer a dois, três ou mais não é? Os sanduíches, além de atrair as metades do pão, podem unir pessoas também. Aposte nisto e crie suas receitas!






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas