Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

28/08/2007
Tempo frio e tratamentos de pele

Inverno é época ideal para remover manchas da pele
Existem tratamentos específicos para os vários tipos de marcas


As manchas de pele têm várias origens e dependem de vários fatores. A maioria resulta de excesso de exposição ao sol ao longo da vida. Hoje, com os avanços da medicina estética, é possível remover ou clarear a maior parte delas com resultados surpreendentes. No entanto, os dermatologistas lembram que a medida mais acertada é a prevenção, principalmente para os mais jovens.

Quem tem sinais ou tendência a desenvolver manchas deve iniciar a prevenção o quanto antes e estendê-la por toda a vida e, assim, evitar buscar socorro quando as marcas já se aprofundaram. Mas, para quem já desenvolveu algum tipo de mancha, a época ideal para fazer os procedimentos de remoção é agora, durante o inverno, pelas temperaturas mais amenas e menor incidência do sol, o grande vilão da pele humana.

Para a médica dermatologista Christiana Blattner, de Campinas (SP), existem várias técnicas e procedimentos que auxiliam o indivíduo a cuidar da pele e evitar as tão temíveis manchas. “Mas a prevenção é a decisão mais acertada e o uso diário de protetor solar com fator elevado, de 60 FPS, ou mais, é a mais indicada”, disse ela.

No entanto, em muitos casos, como nas pessoas de mais idade e da época em que o uso dos protetores não estava tão disseminado, o dano já ocorreu. Christiana ressalta que os recursos disponíveis hoje são variados e para cada tipo de mancha existe um tratamento. Porém, somente um bom profissional pode decidir qual é o mais adequado para cada caso.

Veja aqui os tipos de manchas, suas características e os tratamentos mais indicados pela dermatologista Christiana Blattner.

Tipos de manchas

Melasma:
Essa mancha tem cor acastanhada e pode surgir por conta da superexposição ao sol, consumo de anticoncepcional e também durante a gravidez. É mais comum na testa e na região das maçãs da face.

Melanose solar: Também é uma mancha de cor escura, mas, diferentemente da melasma, tem as bordas bem definidas e é menor, composta por pequenos pontinhos. Está relacionada à superexposição ao sol e é muito comum aparecer no colo, nos braços e nas mãos.

Tratamentos para ambos os casos: Peeling e luz pulsada. Os peelings misturam vários componentes em sua fórmula, como o ácido retinóico. Atenua as manchas ao promover uma escamação leve, média ou profunda (dependendo da escolha do cliente) no rosto, removendo a pele velha. O laser Fraxel também pode ser utilizado quando se deseja um rejuvenescimento juntamente com a retirada das manchas.

Mancha branca: chamada de leucodermia, ela é a mancha mais difícil de se tratar. É tão delimitada quanto a melanose solar, com a diferença de ser clara. Também está relacionada diretamente ao hábito de tomar muito sol sem a devida proteção. Os resultados do tratamento são limitados.

Tratamentos: pode ser tratada com a aplicação de nitrogênio líquido diretamente na mancha. No local, cria-se uma casquinha como a de um machucado que, ao cair, faz a mancha repigmentar. Outra opção é a aplicação direta de laser.

Mancha vermelha: é um sinal de que a pele ficou sensível por causa da agressão dos raios solares. Ela aparece depois que os vasos superficiais da pele sofrem uma lesão. A pele fica ressecada. Nesse caso o tratamento deve ser realizado com médicos especializados.

Tratamentos: devem ser tratadas com aplicação de laser Fraxel ou luz pulsada.

Para gestantes: tratar as manchas da pele com um clareador leve e específico para mulheres grávidas. O creme deve ser aplicado por um especialista no consultório diretamente no rosto e depois retirado com água. Outra opção são os peelings de cristal seriados.

Serviço:
Clínica Dermatolaser - Dra. Christiana Blattner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas