Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/08/2007
Exercícios no frio

O frio chegou. E, junto com ele, chega também uma série de “ais”

Atividade física no inverno é imprescindível para evitar ou, pelo menos, amenizar dores, lesões e contrações.


Mesmo nos dias em que as temperaturas estão baixas é bom deixar a preguiça de lado e fazer exercícios físicos. “Mexer o corpo” afasta moléstias comuns desta época do ano, como dores nos ossos e nas articulações, além de problemas respiratórios. “Com o frio, as pessoas costumam permanecer encolhidas para se proteger. Ainda há a diminuição natural da circulação sanguínea devido à redução do calibre dos vasos sanguíneos, propiciando lesões que podem acentuar desvios posturais, bem como causar atritos articulares por encurtamento no comprimento das fibras musculares”, explica Marcel Silva, coordenador da ginástica da Triathon Academia.

Especialmente quem é acometido por males na coluna ou doenças reumáticas deve alternar exercícios aeróbicos – para melhorar a circulação sanguínea – com exercícios de fortalecimento da musculatura – como musculação ou Pilates. O ideal é praticar atividades cerca de três vezes por semana.

No inverno, distúrbios respiratórios também são corriqueiros. Respirar errado gera tensões, problemas posturais, cãibras ou lesões musculares. “O segredo é movimentar-se, pois previne a rigidez e o encurtamento das fibras musculares, além de melhorar o sistema respiratório. O organismo fortalecido pela atividade física é sempre mais resistente a doenças”, lembra Silva.

Quem não tem tempo de freqüentar academia ou resiste à idéia de praticar atividade física três vezes por semana, uma ótima alternativa é espreguiçar-se. “É uma bela maneira de realizar um pequeno alongamento. Fazer pausas durante o dia para alongar pescoço, costas, mãos, peitoral e outras musculaturas tensas devido a posturas mantidas por muito tempo”, recomenda o coordenador de ginástica. Alguns procedimentos saudáveis também podem entrar na rotina, como substituir o elevador pela escada, realizar pequenas caminhadas (visitando lojas durante o almoço ou parando o carro mais distante), jogar futebol com os amigos ou passear no parque com as crianças.

Alimentação e hidratação no inverno

Cuidar da alimentação e hidratação é fundamental nesta estação. A teoria de que no frio pode comer alimentos mais gordurosos porque o corpo queima mais calorias para manter a temperatura não é verdade; tanto que ao término desse período é normal as pessoas ganharem alguns quilinhos. Quando a temperatura estiver baixa, é importante dar preferência a pratos quentes, que oferecem maior sensação de saciedade.

Assim como no verão, não se pode descuidar da ingestão de água, já que no inverno urinamos com maior freqüência e o organismo leva mais tempo para acusar a falta de água.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas