Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

06/02/2006
Procuram-se executivos ativos

Você é o tipo de pessoa que se dedica 10 ou 12 horas por dia à sua empresa e que abre mão do seu tempo livre para “adiantar" o trabalho de amanhã? Se você respondeu sim a esta pergunta é bom você rever seus conceitos de "perfil empreendedor".

Desde aproximadamente o início dos anos 90, a preocupação com saúde e qualidade de vida é crescente no mundo e, principalmente no mundo empresarial. Já não basta ser "só" competente, o profissional bem visto e valorizado hoje em dia é aquele que tem uma boa aparência (isto inclui peso adequado ao biotipo), que faz alguma atividade física e que está sempre disposto e "de bem com a vida". Contudo, não pense que as empresas estão deixando você sozinho nesta empreitada; elas se movimentaram e estão cada vez mais partindo para criar diferenciais que estimulem seu funcionário a fazer exercícios, se movimentar. O mundo corporativo já está consciente da importância (e da necessidade) da qualidade de vida e de inovar, a fim de criar melhores condições para o bem-estar dos colaboradores. Aqueles que investiram mais cedo, já começam a colher os frutos dessa colaboração entre empresa e colaborador, comprovando que o profissional produz mais e melhor quando se sente feliz, motivado e sabendo atenuar as pressões externas e internas.

Segundo a Associação Brasileira de Qualidade de vida (ABQV), você sabia que sete segundos após perceber a causa do stress, seja por excesso de cobranças do chefe, prazos apertados, tarefas demais, o organismo se prepara, fisiologicamente, para reagir àquela situação? A máquina humana fica pronta para se defender: a pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca acelera, a respiração se torna mais pesada e rápida, os músculos se contraem e as mãos e os pés ficam frios e suados? É importante entender que este tipo de reação nem sempre é negativa, e que o stress, apesar de ter se tornado o vilão da vez, também tem seu lado bom. Se não fosse toda esta adrenalina, talvez a maior parte das pessoas não conseguisse cumprir prazos e metas. Mas como fazer esta adrenalina voltar aos níveis normais, já que ela em excesso constante pode desencadear crises hipertensivas, taquicardia, insônia, dificuldade de concentração, ansiedade, dores musculares, cansaço e baixa produtividade? Se você respondeu com a atividade física, acertou! Ela pode fazer verdadeiros “milagres” com seu corpo e com sua saúde. Confira logo abaixo alguns dos efeitos benéficos:


Melhoram o humor e diminuem o stress- a prática de atividade física faz com que liberemos endorfinas , o
hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.
Emagrecem - exercícios
utilizam gordura como fonte de energia, que aliados a uma dieta saudável e balanceada reduzem a massa de gordura.
Ajudam a controlar a diabetes - a atividade física aumenta a sensibilidade do organismo à insulina
(responsável pelo transporte da glicose do sangue para os tecidos),
melhorando a glicemia (nível de açúcar no sangue)
Ossos mais fortes –exercícios com a ação da gravidade fazem com que os ossos, assim como os
músculos, estimulam os ossos, a síntese óssea para ficarem fortes e evitar orisco de osteoporose.

Melhoram a resistência física- aumentam a capacidade pulmonar e fortalecem o coração, fazendo com que um
volume maior de sangue chegue aos músculos a cada batimento cardíaco, além defacilitar o transporte de oxigênio.
Controlam a hipertensão e
previnem doenças cardíacas -
exercícios aeróbios aumentam a circulação colateral e o nível de HDL (bom colesterol), diminuindo o depósito de gordura nas artérias e vasos. Isso faz o sangue fluir melhor e o coração trabalhar menos e com mais eficiência.


Pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil - ISMA-BR, associação internacional que estuda o stress e suas formas de prevenção, mostrou que, por aqui, cerca de 70% da população sofre as conseqüências do excesso de demandas e pressões. E mais, 30% da população economicamente ativa apresenta o burnout, nível altíssimo de stress, que pode levar, até mesmo, ao suicídio.

Mas qual o primeiro passo?

Ao iniciar qualquer atividade física, seja você executivo ou não, são necessários dois procedimentos: estar com a sua liberação médica em mãos e fazer sua Avaliação Física. Com os resultados da Avaliação Física, pode-se direcionar e adequar muito melhor as atividades, bem como trabalhar com segurança, certos de que estaremos contribuindo para melhorar a saúde e condicionamento e não aumentando stress por excesso de exercícios ou propiciando riscos ao seu organismo.
Enfim, o estereótipo do executivo estressado já não é o mais procurado pelas empresas. Elas querem aquela pessoa bem-disposta e que organiza o seu tempo de modo tenha tempo para administrar sua vida pessoal, sua SAÚDE e seu trabalho. Então, que tal passar no médico e depois fazer sua Avaliação Física?

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo em em nosso módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas