Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

16/07/2007
Flex Body

Contra a ansiedade ­e a favor da auto-estima, modalidade que une alongamento e reflexologia

Prevenir algumas queixas diárias que podem ser causadas pelo estresse, como o torcicolo, além de melhorar o funcionamento dos órgãos são os principais objetivos da aula. De "brinde" perda de 150 a 200 calorias.

Antídoto contra o estresse, a Flex Body, nova modalidade da Triathon Academia, integra corpo e mente por meio de exercícios de alongamento e energização. São trinta minutos de atividades onde terapia combinada com exercícios leves promove flexibilidade, fortalecimento físico, consciência e reeducação corporal, além de melhora na função respiratória e funcionamento dos órgãos.

Simples e acessíveis a pessoas de todas as idades, os exercícios têm como base prevenir queixas diárias como torcicolo, dores nas costas, pernas e região lombar. Dores estas muitas vezes causadas pelo tão conhecido estresse visto na modalidade como ponto principal de trabalho.

São aplicados diversos exercícios para este fim. Podem ser mais leves, com exercícios de soltura com movimentos de braços e pernas, de alongamento como forma de aquecimento e de controle de respiração. Ou então, um nível mais intenso com exercícios de flexibilidade, que promovem melhoria na postura e nas articulações; e força, onde o próprio corpo é a base para o tratamento lombar, pelve e quadril, onde são aplicadas técnicas isométricas na região abdominal buscando a saúde da coluna vertebral. Técnicas de respiração, inspiradas na ginástica postural, também são aplicadas. O resultado é o alívio da ansiedade e o aumento da auto-estima.

“A aula visa também conscientizar as pessoas de que são elas as grandes responsáveis pela recuperação da saúde e bem-estar, criando uma participação ativa na busca de qualidade de vida”, diz José Borges Seguro, instrutor de Flex Body.

Com uma bolinha de tênis, a reflexologia é aplicada sob a planta dos pés. A idéia básica é que o corpo está dividido em dez zonas, formando linhas verticais da cabeça aos pés. Por meio de um estímulo aos nervos em uma das zonas pode-se manter o funcionamento normal de quaisquer dos órgãos, músculos e outras partes do corpo. Na Flex Body, o próprio aluno aplica a auto-massagem. “O que indico é que se tiver um local aonde ele sinta maior intensidade de dor, que concentre neste ponto por mais tempo”, explica Borges. A pressão da bolinha nos pés e suas terminações nervosas estimulam órgãos do corpo até o Sistema Nervoso Central, que ativa uma gama de atividades internas, verificando o estado e funcionamento do órgão que está sendo estimulado. “Quando nossos pés estão cansados, assim também está como nossa mente e corpo, pois há supostamente 70 mil terminações nervosas e meridianos em nossa planta do pé”, detalha.

Serviço:

FlexBody
Perda de 150 a 200 calorias por aula
Duração: 30 minutos

Aulas:
Terças e quintas das 10h30 às 11h
Unidade Itaim
Rua Lopes Neto, 163
Tels. 3078-2694 / 3078-4174

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas Musculação e Fisioterapia com Prof. Amauri Altieri e na coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas