Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/06/2007
Reduza sua pressão arterial com exercícios

Nas pessoas com hipertensão, a atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, a dose de medicamento, chegando mesmo a eliminar a necessidade de usá-los, além de controlar outros fatores de risco, normalmente associados à hipertensão, como obesidade, colesterol, diabetes e estresse. "Apesar da atividade física ter efeito benéfico sobre a saúde dos hipertensos, exercícios inadequados trazem risco potencial elevado, como é o caso da musculação com alta carga, para ganho de força e massa muscular. Contra-indicada para hipertensos", alerta Claudia Forjaz, diretora do Departamento de Educação Física, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Todo hipertenso deve fazer atividade física, desde que esteja com a pressão arterial controlada e os exercícios sejam feitos de forma adequada. No caso de hipertensos com lesão em órgãos importantes, é preciso tomar cuidados maiores e o exercício pode até ser contra-indicado.

Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados. A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença no coração. Mas, se for acompanhado por um professor de educação física, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.

O exercício recomendado ao hipertenso é o aeróbio, executado de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% da freqüência cardíaca. Esse exercício auxilia na redução da pressão arterial, porém, pensando na saúde global do indivíduo, deve-se também fazer exercícios localizados e de alongamento.

Exercícios contínuos intensos são evitados por produzirem elevações acentuadas da pressão arterial. Nos exercícios com pesos, os níveis pressóricos somente atingem valores perigosos quando a intensidade da contração for alta, tendendo a isometria (exercício estático). Repetições altas nos exercícios com pesos também contribuem para aumentar os níveis pressóricos. Aspecto importante é que pessoas com pressão arterial em repouso acima de 200/120mmhg, não devem iniciar nenhum tipo de exercício regular, ainda que pouco intenso. A conduta mais adequada é você ir para o cardiologista, para reduzir os níveis pressóricos com medicação e depois incluir exercícios como recurso auxiliar de tratamento.

Solucionando o problema

Em geral, a terapia anti-hipertensiva combina dieta, atividade física e remédios. Portanto, prevenir ainda é o melhor remédio. Medir pelo menos quatro vezes por ano a pressão, reduzir o estresse com exercícios físicos orientados (faça antes uma consulta com seu médico e uma Avaliação e Orientação Física) e controlar o peso corporal são os verdadeiros inimigos da hipertensão.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cardiologia e Saúde com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho e na coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas