Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

28/05/2007
Emagreça com saúde!

Para quem quer eliminar alguns quilinhos, mas detesta seguir aquelas dietas com cardápios compridos e complicados, que contém alimentos que nunca são encontrados no supermercado, a Nutricionista da academia Aquasport, Heloisa Piccinato, Especialista em Fisiologia do Exercício, dá algumas dicas para um emagrecimento saudável sem stress. Confira:

- Ativando o metabolismo: Faça de cinco a seis refeições por dia, comendo em intervalos médios de três horas. Você acaba comendo menos nas refeições principais e evita os picos de fome voraz (onde mora o perigo dos exageros). Além disso, seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias, você se mantém com maior poder de concentração e evita flutuações de humor. Jejum e horas a fio sem se alimentar, nem pensar! O organismo entende que é preciso guardar energia e passa a trabalhar de forma lenta, dificultando a queima de calorias. Frutas, iogurte desnatado e barrinhas, são boas opções.

- Comendo devagar e começando pela salada: Monte um prato bem colorido e variado de folhas verde escuras e legumes crus ou cozidos ao vapor. Tempere com limão, ervas aromáticas e um fiozinho de azeite. Evite grandes quantidades de sal. Não tenha pressa! Só depois de saborear a salada, com calma, sirva-se do prato quente. Com certeza seu apetite já estará bem menor! A mastigação estimula o hipotálamo para controlar o apetite.

- Hidratando: Beba água, no mínimo dois litros por dia, e aumente a dose quando você fizer atividade física. A água é responsável pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas pelos rins e intestinos. Promove a troca de líquidos do corpo, previne cálculos renais e ajuda no bom funcionamento intestinal. Mantenha a garrafinha de água sempre à mão!

- Comendo carboidratos: O carboidrato é a principal fonte de energia que nosso corpo precisa para desempenhar suas funções vitais. Eliminar a ingestão de carboidratos não resolve. Sem o principal combustível, o corpo vai buscar energia em outro lugar e sabe onde? Na proteína muscular. Resultado: não há perda de gordura corporal efetiva, os músculos vão embora e a flacidez aparece. E se você fizer alguma atividade física e não comer alimentos que contêm carboidratos, pior ainda! As gorduras só são efetivamente queimadas se tivermos estoques de carboidrato no organismo.

- Vitaminas e Minerais: Inclua frutas, legumes, verduras e leguminosas na sua alimentação. Consumidos diariamente, garantem as vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos responsáveis pelo controle de todo funcionamento orgânico e prevenção das doenças.

- Fibras: As fibras presentes nos cereais integrais (arroz integral, pães e massas integrais, granola, aveia), frutas com casca e bagaço, legumes, hortaliças e grãos são aliadas do emagrecimento. Além de garantirem o perfeito funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade e ajudam a manter normais os níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides e glicose.

- Controle a Ansiedade: Os chás de camomila, erva doce e melissa são ótimos para driblar a ansiedade. O cálcio e o triptofano presentes nos leites, iogurtes e derivados também ajudam nestes momentos. Prefira as versões desnatadas. O magnésio, que tem função complementar às funções do cálcio, também é indicado. Boas fontes de magnésio são as folhas verdes escuras e o gérmen de trigo. Não exagere no chá mate, chá preto, café, coca-cola e guaraná, pois são estimulantes.

- Socialmente: Faça um lanche antes de sair para a happy hour ou para uma festa. Intercale os drinks com água mineral. Prefira os salgadinhos assados aos fritos. Modere o consumo de bebidas alcoólicas, são calorias vazias (sem nenhum nutriente) e desidratam o organismo. Dê preferência ao vinho tinto, rico em flavonóides que "varrem" os radicais livres e deixam as artérias saudáveis.

- Supermercado saudável: Nunca vá com fome ao supermercado. Leia os rótulos, compare os produtos, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens. Eduque seu paladar e prefira sempre as versões light e com farinhas integrais.

Para alcançar os resultados ainda mais eficientes, consulte um nutricionista para a elaboração de um cardápio personalizado de acordo com suas necessidades e seus objetivos e faça atividade física pelo menos três vezes por semana.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas