Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

21/05/2007
Frio e exercícios combinam SIM!

MÉDICO ALERTA PARA RISCO DE INTERRUPÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO INVERNO

Muitos daqueles que aproveitam o verão para manter a forma e praticar
exercícios aproveitam o inverno para relaxar. A prática, nem um pouco
saudável, faz com que o clínico geral e cardiologista Marcos Benchimol
alerte para a necessidade de se manter a atividade física. "Pelo visto
teremos o mais rigoroso inverno dos últimos tempos, mas devemos ser
persistentes e não desistir de praticar algum exercício físico", avisa.
Benchimol lembra, ainda, que os quilos adquiridos nesta época do ano fazem com que, depois, as pessoas queiram perdê-los em um curto espaço de tempo, o que gera sobrecarga de esforço, podendo provocar enfarto ou algo pior.

Marcos Benchimol alerta que é de suma importância a avaliação física antes de dar inicio aos exercícios. "A população deve ter consciência deste risco. Não basta começar a praticar esporte sem o aval de um médico. Os danos podem ser irreversíveis. Até uma corridinha no calçadão da praia pode ser ruim". Ele afirma que o bombeamento de sangue pelo coração pode triplicar com o esforço físico. "Isso numa pessoa mal preparada, que tenha algum risco cardíaco, pode se tornar um enfarto".

Mas não é só o coração que pode ser prejudicado. O joelho e outros membros da articulação do corpo podem ser danificados com os exercícios mal feitos. Para o cardiologista, o problema ocorre principalmente nas academias de ginastica, "que devem oferecer um educador físico para montar e acompanhar a série de cada aluno", afirma. O professor de educação física e coordenador da academia Energy Fitness Club, Gustavo Sotelo, concorda com o médico e explica que é prioridade, no ato da inscrição de um novo aluno, a exigência da avaliação funcional. "Através do teste verificamos a verdadeira condição física do indivíduo, podendo orientá-lo para a aula mais adequada". A importância do teste de esforço aumenta com o passar da idade. "A partir dos 35 anos é fundamental um teste de esforço", comenta Benchimol. Ele lembra que esta avaliação serve como suporte ao eletrocardiograma, e afirma que 30% dos cardíacos apresentam um eletrocardiograma normal em condições de repouso. Benchimol acrescenta que a atividade física é essencial para os indivíduos
com diabetes ou algum tipo de doença cardiocirculatória. "Esses grupos são altamente beneficiados com a prática desportiva, mas é necessária uma supervisão contínua do cardiologista e do preparador físico para alcançarem o resultado com segurança", finaliza o médico.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cardiologia com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho e na de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas