Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/05/2007
Aveia e intestino preso

A AVEIA E A OBSTIPAÇÃO INTESTINAL

A obstipação intestinal
A obstipação é uma desordem heterogênea que normalmente ocorre por movimentos irregulares no cólon, anorecto ou ambos1. No entanto, sua definição é muito subjetiva. Na opinião de alguns autores pode estar relacionada ao fato de apresentarem fezes muito sólidas, muito pequenas, muito infreqüentes ou difíceis de serem expelidas ou pela sensação de evacuação incompleta2.

De acordo com os “critérios de Roma”, a obstipação intestinal funcional é diagnosticada quando o indivíduo apresenta dois ou mais dos seguintes sintomas, em pelo menos 25% das evacuações por um período mínimo de três meses: esforço ao evacuar; fezes endurecidas ou fragmentadas; sensação de evacuação incompleta; manobras manuais para facilitar a evacuação; sensação de obstrução ou interrupção e menos de três evacuações por semana3.

Alguns estudos norte-americanos estimam a prevalência de obstipação de 1,2% a 8% na população mundial. No Brasil, a prevalência encontrada foi de 36%4.

A obstipação intestinal pode decorrer de inúmeras causas, sendo a alimentação inadequada a mais comum, como por exemplo, o alto consumo de alimentos industrializados e refinados, além da rotina de trabalho, a vida sedentária e o uso abusivo de laxativos.

Papel das fibras no tratamento e prevenção da obstipação intestinal
A fibra alimentar, mais do que qualquer outro componente da dieta, afeta largamente a função intestinal causando aumento do bolo fecal, diluição do conteúdo nunca deixem portas abertascolônico, aumento na velocidade do trânsito intestinal e mudanças no metabolismo de minerais, nitrogênio e ácidos biliares além de interferir na absorção de açúcares e gorduras5.

Uma dieta rica em fibras resiste à digestão enzimática ou absorção de líquidos durante a sua passagem pelo trato intestinal e, portanto, forma um bolo fecal volumoso, que é um estímulo para a evacuação. Por outro lado, uma quantidade insuficiente de fibras na dieta pode causar obstipação porque haverá pouca quantidade de resíduos no cólon e é necessário um aumento no volume do bolo fecal para promover um peristaltismo normal6.

O American Dietetic Association7 recomenda a ingestão de 25-30g/ dia de fibras para adultos saudáveis, valor que corresponde, por exemplo, a 1 xícara (chá) de aveia / dia. Para as crianças, o valor em fibras deve ser a idade em anos + 5 g/dia,

o que normalmente não é seguido devido à baixa ingestão de alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais, grãos e cereais integrais e legumes.

A importância da fibra da aveia na obstipação intestinal
As fibras solúveis, provenientes da aveia, têm demonstrado exercer importante papel laxativo contrariando conceitos antigos. Isso ocorre principalmente através do aumento da massa bacteriana fisiológica e da produção de gás que elas provocam5.

As fibras da aveia, representadas pela B-glucana, em 40 a 50%, possuem um poder de fermentação alto quando comparadas às fibras presentes em outros alimentos, sendo rapidamente fermentadas na região proximal do cólon para crescimento bacteriano, fornecendo benefícios no trânsito intestinal8. Este aumento da fermentação bacteriana da fibra da aveia, aumenta a produção de AGCC que são substratos imediatos para as células intestinais, melhorando o trofismo das vilosidades e repercutindo na manutenção da integridade da mucosa intestinal normal5. As B-glucanas atuam também no aumento do volume fecal podendo representar até 1/3 do peso das fezes contribuindo para a redução do tempo de trânsito intestinal9, 10.

As fibras da aveia trazem em sua estrutura um grande valor terapêutico no tratamento da obstipação contribuindo com a difícil tarefa de atingir a ingestão diária de fibras recomendada e prevenindo a ocorrência de patologias associadas a obstipação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Eastwood, M. Fiber and gastrointestinal disease. In. Dietary Fiber : Chemestry, Physiology, and health Effects. Edited by Kritchesvky, C. Bonfield, and JW Anderson. New York, Plenum Press, 1990.
2. Wald, Md. A. Constipation. Med Clin North Am 2000; 84(5): 1231-46
3. Andre, SB; Rodriguez, TN; Filho, JPPM. Obstipação Intestinal: Como tratar & diagnosticar. Ver Brás med, 2000, 57 ed.
4. J Pediatr Gastroenterol Nutr; 29(2):190-3, 1999
Aug. Constipation in school-aged children at public schools in Rio de Janeiro, Brazil
5. Magnoni, D., Pimentel, I.C. Papel das Fibras Alimentares na Obstipação Intestinal. Quaker, 2000.
6. Mahan, L. K. e Arlin, M. T. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8ª ed.
7. J Am Diet Assoc 2002; 102(7):993-1000
8. Titgemeyer EC, Bourquin LD, FAHEY JR DAT. Fermentability of various fiber sources by human fecal bacteria in vitro. Am J Clin Nutr 1991; 53:1418-1424
9. Marquez, L.R. A fibra terapêutica, 2ed São Paulo: GRP Propaganda.
10. Takahashi, H, Wako, N, Okubo, T., et al. Influence of partially hydrolezed guar gum on constipation in the elderly. Curr Med Res Opin, 9 (10): 716-720, 1985
11. Redondo ML, Tonré RB, Vila AA, e cols. Fibra terapêutica. 2ª ed. BYK. Química, 2001

Para dúvidas e sugestões, envie um e-mail para: aveia-saude@quaker.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa colunas Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas