Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/03/2007
Soja pode ser aliada na prevenção da osteoporose

As isoflavonas - presentes na soja - são fitoestrógenos que apresentam ação semelhante ao estrogênio, e estimulam a fixação do cálcio, o que fortalece a saúde dos ossos.

Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose é, por definição, uma alteração na microestrutura do osso que leva a um número maior de fraturas, principalmente na coluna, nos punhos e no quadril. Freqüentemente acomete homens e mulheres na terceira idade, mas é especialmente comum em mulheres após a menopausa. Silenciosa, sem sintomas ou dor, a osteoporose é uma das principais causas de invalidez na velhice. No Brasil, segundo as estatísticas da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBTO), cerca de 10 milhões de pessoas já sofrem de osteoporose. De cada quatro casos, três são em mulheres e a taxa de abandono do tratamento é em torno de 70%.

De acordo com o presidente da Abran - Associação Brasileira de Nutrologia - Dr. Durval Ribas Filho, apesar dos tratamentos disponíveis no mercado, a prevenção ainda é o melhor remédio para garantir a saúde do esqueleto. Ribas explica que os alimentos à base de proteína de soja têm representado um papel importante neste processo. “As isoflavonas - presentes na soja - são fitoestrógenos que apresentam ação semelhante ao estrogênio, e que em longo prazo estimulam a fixação do cálcio, o que fortalece a saúde dos ossos. Por isso que os alimentos à base de proteína de soja podem ser aliados na prevenção da osteoporose”, enfatiza o especialista.

“É preciso ter em mente que soja faz bem à saúde. E que este alimento é uma alternativa natural que pode ajudar a prevenir doenças e garantir bem-estar. Além disso, o gosto amargo e o cheiro desagradável que muitos têm em mente quando se fala em soja já não representam mais a realidade. Produtos inovadores desenvolvidos com tecnologia de ponta permitem o preparo de pratos saudáveis e gostosos”, esclarece.

Para aqueles que pensavam que consumir soja regularmente e o mais precoce possível é uma tarefa complicada, não têm mais com o que se preocupar. Nas prateleiras dos supermercados as opções são diversas: além do tofu (queijo de soja), carnes, leites, sucos, shakes, barra de cereais, achocolatados e outros produtos à base de proteína de soja garantem pratos mais saudáveis sem perder o sabor.

Hoje, além do grande aumento no consumo das bebidas prontas à base de soja, uma gama de produtos que contêm o grão caiu no gosto popular: bebidas em pó, achocolatados, cereais em barra, hambúrgueres entre outros. Novas tecnologias permitem também a produção de barras de cereais com maior teor protéico, bebidas prontas enriquecidas com cálcio e outras alternativas para oferecer mais saúde e sabor para a família.

Veja mais sobre o assunto na Coluna Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas