Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

26/03/2007
USO EXCESSIVO DE SALTO ALTO PODE CAUSAR VARIZES

Ninguém pode negar que o uso de sapato alto chama e muito à atenção, principalmente se está acompanhado de um belo vestido preto ou uma saia mais justa. A vaidade sobe as alturas e os elogios começam a desabrochar. O grande vilão nessa história toda é as varizes e vasinhos que aparecem, decorrentes do uso excessivo de salto no dia-a-dia.

Na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, que é comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração. “As mulheres ao usar salto muito alto, acabam mudando a conformação dos pés, e acham dificuldade na contração desta esponja. Deste modo, a força de retorno do sangue diminui, podendo causar varizes”, explica o Dr. José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular.

Mudanças de hábitos e costumes que, às vezes parecem insubstituíveis são necessárias para ter uma vida saudável, com menos chances de ter varizes futuras. Como por exemplo: intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos. No caminho para o trabalho optar por um tênis em vez de cansar a perna com um salto, faz toda a diferença. O que não pode acontecer é deixar que os pés se acostumem apenas com um tipo específico de salto.

Para o especialista o uso diário do salto alto não é aconselhável. “Deve-se usar sapatos baixos e saltos no máximo de 3 a 4 centímetros de altura”.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas