30/04/2007
Capoeira na água
CAPOEIRA DENTRO D'ÁGUA 'QUEIMA' 800 CALORIAS EM
APENAS UMA AULA
Além dos benefícios estéticos, hidrocapoeira também é muito eficiente nos tratamentos de pacientes asmáticos, depressivos e na reabilitação após contusões localizadas em articulações, músculos e tendões
Outra atividade corporal aquática que ajuda a manter a forma é o water pilares, este equilibra o corpo e a mente e ainda é uma intensa série de abdominal dentro d'água.
Para 'popularizar' a prática das hidroterapias, o país será sede dos estudos de terapias dentro da água com a realização do 1° Congresso Brasileiro de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas nos dias 28, 29 e 30 de abril, em São Paulo
Você já ouviu falar em hidrocapoeira? Essa é uma nova atividade corporal aquática que toma 'forma' no Brasil. Basicamente com os mesmos exercícios realizados pela capoeira tradicional fora da água, a prática é capaz de gerar um gasto de aproximadamente 800 calorias em apenas uma hora e meia de aula, tudo porque a resistência a ser vencida nos movimentos dentro da água é 900 vezes maior que a resistência do ar.
"A hidrocapoeira é a capoeira dentro da água. Em uma piscina de hidroginástica com temperatura de 32 graus são realizados exercícios de fortalecimento e alongamento muscular o que gera um equilíbrio físico e metal. Os movimentos não repetitivos seguem um ritmo frenético, um dos fatores que contribui para a queima de calorias", afirma o criador da atividade, educador físico e mestre de capoeira na Bahia, Odilon Goes.
De acordo com Góes, além dos benefícios estéticos, a hidrocapoeira também é muito eficiente nos tratamentos de pacientes asmáticos, depressivos compulsivo, depressivo psicoemocional e na reabilitação após contusões localizadas em articulações, musculos e tendões.
Na hidrocapoeira o participante passa por cerca de três etapas. "Se o beneficiário for praticante da arte da capoeira todos os movimentos ofensivos, defensivos, quedas e esquivas, projeção e ligados que realizamos em terra serão adaptados à piscina, passando pelas etapas: adaptação ao meio líquido, respiração diafragmatica e aperfeiçoamento dos movimentos específicos da capoeira. Nos casos dos participantes em estágio avançado trabalhamos em total submersão", acrescenta Goes.
Outra atividade corporal aquática que está crescendo no Brasil que ajuda no emagrecimento é o water pilates. A técnica baseia-se em seis princípios, concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência do movimento. "Visando apenas o lado estético, podemos dizer que o water pilates é uma intensa série de abdominal dentro da água. Os exercícios concentram-se em técnicas de alongamento e condicionamento, o que desenvolve força, flexibilidade e postura corporal correta", afirma Marcelo Roque, fisioterapeuta especialista em terapias e atividades aquáticas.
Mas além de contribuir para uma boa forma, a atividade é recomendada para reabilitação e tratamentos de algumas doenças, entre elas, artrite, artrose, mal de parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco, escoliose e cifose. "Os movimentos trabalham fatores importantes na reabilitação dessas doenças, tais como, coordenação motora, mobilidade das articulações, fortalecimento dos órgãos internos e estimulação do sistema circulatório. Ainda como temos como diferencial, o fator de que as atividades realizadas dentro da água têm pouquíssima contra-indicação, pois não geram alto impacto ao corpo, podendo ser realizada por pessoas de qualquer idade", finaliza Roque.
Tanto a hidrocapoeira quanto o water pilates são apenas algumas das terapias corporais aquáticas que começam a se popularizar no Brasil. E para dar novo 'fôlego' a área no país, nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, o país será sede dos estudos de terapias dentro da água com a realização do 1° Congresso Brasileiro de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas, em São Paulo. O encontro deverá receber profissionais de diversas partes do mundo como México, Venezuela, Chile, Espanha, Costa Rica, França, Uruguai e Argentina. O objetivo é tornar o país como referência em estudos e pesquisas de terapias corporais aquáticas no mundo, pois essas são atividades cada vez mais pro curadas em academias, SPAs e cl ínicas.
Serviço
1° Congresso de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas
Data: 28, 29, 30 de abril e 1° de maio de 2007
Local: Palestras: Auditório da Fiap, Avenida Lins de Vasconcelos, 1264 – São Paulo/SP
Atividades na piscina: Academia Albatroz, Avenida Lins de Vasconcelos, altura do nº 2000
Mais informações: www.congressohidroterapia.com
|