Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

11/11/2015
Saiba como prevenir a fotofobia desenvolvida pelo uso frequente de microcomputador


A hipersensibilidade à luz cada vez mais comum em pessoas que passam horas em frente na tela do computador. Conhecida como fotofobia, essa intolerância prejudica a qualidade de vida do indivíduo, além de provocar desconforto e, eventualmente, enxaqueca. De acordo com Wilmar Silvino, oftalmologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o agente causal da fotofobia não é o computador, mas a permanência excessiva diante da tela faz com que doença se manifeste.



A fotofobia pode também ocorrer como resultado de alterações do sistema ocular e de outros sistemas. As alterações mais frequentes que levam à fotofobia são as dores de cabeça constantes, noites mal dormidas, uso de óculos inadequados e tarefas que exigem atenção ocular para perto como, por exemplo, a utilização de computadores.

No caso do uso excessivo do computador, importante que a pessoa faça intervalos de alguns minutos a cada 2 horas, acrescenta o especialista, que também ressalta a necessidade de a tela do equipamento ficar na altura do nariz com distância de 50 centímetros do aparelho. Com o esforço em frente à tela do monitor, a pessoa pisca menos, o que diminui a lubrificação dos olhos. "Piscando menos, os olhos ficam secos por evaporação excessiva da lágrima, diz o médico.

Pessoas de pele ou olhos claros podem apresentar a fotofobia por falta de melanina e devem tomar mais cuidado, usando diariamente óculos de lentes escuras, principalmente em locais ensolarados. De maneira geral, a doença pode comprometer a rotina do indivíduo, impedindo-o de fazer atividades como dirigir, caminhar durante o dia, tomar sol, assistir TV e trabalhar em frente à tela do computador, entre outras.

O tratamento para a fotofobia depende da causa que a gerou. Em casos originados a partir de doença, importante tratá-la o quanto antes. Mas há casos em que nenhum tipo de doença e sim um excesso de sensibilidade. Quando isso acontece, é fundamental que a pessoa se habitue à claridade ou utilize lentes/󣵬os que protejam os olhos contra a claridade, finaliza o médico.


Veja como usuários de computador podem prevenir a fotofobia:

- Faça um descanso de 10 minutos, a cada uma hora de trabalho;

- Evite colocar o monitor em uma posição em que alguma janela fique de frente para seu olhar;

- Use o monitor do computador abaixo da linha do horizonte de visão;

- Pessoas com predisposição devem usar lágrimas artificiais (colírios) ou umidificar o ambiente;

- Mantenha uma distância de 50 cm da tela do monitor;

- O uso de lentes de contato pede lubrificação extra dos olhos.







Veja mais sobre OLHOS E SAÚDE em:

Oftalmologia e Saúde com Dr. Claudio Lottenberg






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas