Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/11/2015
É possível ser saudável na hora de perder peso?

Nas metas para o novo ano, emagrecer é um dos objetivos mais comuns. Porém, sacrificar a saúde em busca do corpo perfeito pode custar caro ao organismo. O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Durval Ribas Filho, alerta que “sacrificar refeições não é benéfico para quem deseja emagrecer e manter a saúde”.



Equilibrar os nutrientes é o aconselhável quando se deseja entrar em forma. “O ideal é limitar a quantidade de gorduras saturadas e trans ingeridas no dia a dia. Encontradas, principalmente, em carnes vermelhas e brancas, iogurte, manteiga, margarina, biscoitos e sorvete, essas gorduras podem fazer mal à saúde se consumidas em excesso”, explica doutor Durval.

Evitar o consumo de mais calorias que o necessário diariamente é outra questão que precisa de atenção redobrada de quem busca emagrecer mantendo a saúde. O médico nutrólogo e Presidente da ABRAN esclarece que “o sal, o açúcar e o álcool são os grandes vilões das dietas. Por outro lado, é vital que a pessoa incentive o consumo de alimentos ricos em nutrientes para os resultados da dieta serem notados”.



Acreditar em dietas milagrosas e fórmulas prontas para emagrecer é outro mito que, alimentado por sonhos de perder peso sem sacrifícios, acabam se mantendo em evidência no mercado. “As pessoas possuem hábitos alimentares diferentes umas das outras, o que, consequentemente, difere a real necessidade de cada um ao emagrecer. Sendo assim, procurar um profissional qualificado é o primeiro passo para identificar o problema e solucioná-lo da melhor maneira”, conclui o especialista.


Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente


4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas