Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

08/09/2015
Mitos e Verdades sobre o Enxaguatório Bucal


Pode usar? Quando usar? Como usar? Quando se trata de saúde bucal, são muitas as dúvidas, especialmente no que se refere ao uso de enxaguatórios bucais. Para esclarecer as principais dúvidas sobre uso do produto, o Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti, Professor Doutor de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), lista os principais mitos e verdades que aparecem em seu consultório.



1. Enxaguatórios bucais podem substituir a escovação
Mito.
Os enxaguatórios bucais devem ser utilizados juntamente com a escova e o fio dental, complementando a higiene bucal. A rotina completa (com fio dental, escovação e enxaguatório) reduz até 99% das bactérias da cavidade bucal, enquanto que o uso de métodos mecânicos apenas (fio dental e escovação) alcançam somente 25% da área da boca.

2. O enxaguatório bucal melhora o hálito
Verdade.
Enxaguatórios bucais têm ação contra bactérias associadas à halitose (mau hálito). A halitose pode ser resultado também de outros problemas bucais, tais como doença periodontal, além de determinadas condições sistêmicas. Por isso, um dentista sempre deve ser procurado para uma avaliação mais profunda.

3. A presença de álcool no produto faz mal.
Mito.
O uso de enxaguatórios bucais com álcool é seguro, como já comprovado por vários estudos científicos publicados*. O álcool presente na fórmula do produto é de grau farmacêutico, usado para a diluição dos óleos essenciais, que constituem os princípios ativos do produto. O álcool permite uma penetração eficaz dos óleos essenciais no biofilme.
* Gandini S, Negri E, Boffetta P, La Vecchia C, Boyle P. Mouthwash and oral cancer risk quantitative meta-analysis of epidemiologic studies. Ann AgricEnviron Med. 2012;19 (2):173-80


4. Enxaguatório bucal sem álcool não é eficaz.
Mito.
O álcool que está presente nos enxaguatórios tem como principal função diluir os óleos essenciais. No caso de enxaguatórios sem álcool, essa diluição é feita por outros componentes específicos e seguros.

5. O uso frequente de enxaguatório bucal pode provocar câncer.
Mito.
O álcool presente na fórmula do produto é de grau farmacêutico, puro, diferente do álcool encontrado nas bebidas alcoólicas. O álcool das bebidas alcoólicas apresenta impurezas e interage de forma diferente com a mucosa bucal, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de lesões cancerosas dependendo da frequência e tempo de ingestão.

6. É possível diluir o produto para arder menos.
Mito.
A diluição do produto em água reduz a concentração do princípio ativo. Consequentemente, o produto perde sua eficácia. Existem produtos com e sem álcool, com sabores fortes e mais suaves. Seu dentista sempre deve ser consultado para lhe indicar o produto mais apropriado.

7. O uso contínuo de enxaguatório bucal causa manchas nos dentes ou alterações na boca
Mito.
Os enxaguatórios bucais contendo óleos essenciais não causam manchas nos dentes. Também não há evidência de que estejam associados com desenvolvimento de lesões bucais, alteração na composição da microbiota bucal ou alteração do pH da saliva. Somente alguns produtos específicos contendo clorexidina em sua composição, se usados de modo contínuo, podem ocasionar manchas nos dentes.

8. Utilizar enxaguatório bucal todos os dias faz bem.
Verdade.
O uso do produto juntamente com escovação e fio dental promove redução adicional de 27% na quantidade de placa bacteriana e de 18% na gengivite, quando comparado à escovação e o fio dental apenas*.
*SGunsolley et al., 2010.

9. O enxaguatório bucal ajuda a prevenir/ solucionar doenças
Verdade.
O uso diário do produto auxilia na prevenção de doenças bucais, como gengivite e halitose. Além disso, algumas pesquisas mostram associação de doenças bucais e má higiene bucal com doenças sistêmicas. Isso ocorre porque as bactérias presentes na boca podem passar para a circulação sanguínea por meio de pequenos vasos localizados no tecido gengival (processo conhecido por bacteremia). A resposta inflamatória decorrente deste processo pode resultar em algumas condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares e respiratórias. Por isso, é importante realizar os três passos da higiene bucal – escovação, fio dental e enxaguatório bucal – para manter uma boa saúde bucal e sistêmica.

10. Todo enxaguatório bucal tem flúor
Mito.
Existem diversos enxaguatórios bucais no mercado, mas nem todos têm flúor em sua fórmula. É importante que, na hora da escolha, o consumidor opte pelo produto que se ajuste melhor a sua necessidade. Na dúvida consulte o seu dentista. Se desejar reduzir o risco de cárie, a escolha de um enxaguatório com flúor deve ser considerada.

11. Todas as versões de enxaguatórios são iguais
Mito.
Não, assim como a escova dental, a indicação do melhor enxaguatório deve ser feita pelo seu dentista, considerando a sua necessidade frente aos diferentes princípios ativos com diferentes modos de ação e eficácia dos produtos disponíveis no mercado.

Veja mais sobre SAÚDE BUCAL em:

1) Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar

2) Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas