Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/08/2015
40% da infertilidade masculina pode ser varicocele

Pouco conhecida, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina. Casais que planejam ter filhos e encontram dificuldades para engravidar devem investigar a existência de varicocele com um urologista. Aproximadamente 40% dos homens com problemas de infertilidade pode ter a doença.

Presente em 25% da população masculina, a varicocele é responsável pela dilatação das veias que drenam o sangue nos testículos. A doença causa o represamento do fluxo sanguíneo que leva ao aparecimento de varizes testiculares.



Nem todos os casos de varicocele levam à infertilidade, mas quase a metade dos pacientes que tem a doença sofre com a diminuição da produção e quantidade de espermatozoides.

Na maioria das vezes, a doença nos testículos não apresenta sintomas aparentes. Em alguns homens causa dor, veias que se sobressaem, aumento da temperatura e a diminuição do tamanho de um ou dos dois testículos.

De acordo com o urologista José Ricardo Silvino, o testículo precisa produzir e preservar os espermatozoides em uma temperatura 1,5 ou 2 graus mais baixos que corpo. Por esse motivo, na anatomia masculina os testículos (bolsa escrotal) ficam localizados fora do corpo.

O especialista explica que a varicocele é uma doença tratável. "Nestes casos temos tecnologia de ponta e realizamos cirurgia microscópica que é menos invasiva com alta em poucos dias para o paciente", diz o urologista.


Veja mais sobre Urologia
Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas