Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/04/2007
Alimentos e rejuvescimento

Para a Páscoa, especialistas sugerem alimentos que combatem a acne e rejuvenescem a pele. As proteínas têm o poder de beneficiar a beleza devolvendo o aspecto jovial.

Para quem imagina que cuidar da saúde da pele após a Páscoa é necessário muito dinheiro e disponibilidade, engana-se! Os alimentos contêm substâncias e proteínas poderosas que ajudam a combater a acne, espinhas, cravos e previnem o envelhecimento precoce.

Existe a “lenda” que a acne aparece freqüentemente nas crianças ou na fase da puberdade, o que é um erro. Independente da idade, a pele precisa de trato e cuidados diários, como uma boa limpeza pela manhã e à noite, a fim de desobstruir os poros, evitando o surgimento da acne. Se não tratada a acne provoca lesões conhecidas popularmente por espinhas e ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as espinhas podem deixar cicatrizes permanentes.

Primeiramente, é necessário conhecer as causas que levam ao aparecimento da acne. Pesquisas na área dermatológica provaram que a real causa da acne ocorre com o aumento da oleosidade da pele, geralmente vindos da gordura e do açúcar encontrados no chocolate. Além disso, é comum a acne aparecer com fatores preponderantes no desencadear de distúrbios psicológicos, como o complexo de inferioridade, timidez, depressão, angústia, estresse, e os processos físicos: menstruação, alergias alimentares, desequilíbrio hormonal em virtude do aumento da produção de testosterona na adolescência que, por sua vez, estimulam as glândulas sebáceas, entre outros.

Márcia Regina Del Grandi, nutricionista da Nutriestética, defende que os nutrientes encontrados nos alimentos possuem características e benefícios, capazes de diminuir os sintomas e exercem propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas. “Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável, evita o aparecimento de novas lesões e melhora o estado geral do acnéico”, comenta Márcia Regina.

O excesso de gorduras e açúcar deve ser controlado, aumentando a quantidade de frutas e vegetais. Uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. Beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, ajuda a nutrir não só o organismo como a pele também.

Abaixo, a nutricionista elaborou um roteiro dos alimentos que controlam a acne e os que devem ser evitados.

ALIMENTOSFINALIDADE
Chá verde, folhas verdes escuras, melancia e abacaxiSão fundamentais para desintoxicar a pele
Doces, gorduras hidrogenadas e salEvite-os
Verduras, legumes e frutasComer à vontade
Gema de ovo, cenoura, batata-doce, manga, mamão e goiabaDiminuem a produção de sebo
Germe de trigo, peito de peru, castanha-do-pará, frango, alho, semente de girassol e abóboraO zinco contido nesses alimentos regula a oleosidade
Vegetais, cereais, integrais e aveiaPossuem vitamina do complexo B e regulam o metabolismo hormonal


A preocupação em manter a jovialidade não é só das mulheres, mas dos homens também. Aspectos que realcem a beleza natural da pele são determinantes na superação da auto-estima. Por isso, se cuidar prevenindo doenças é fundamental. “Em virtude do envelhecimento, as principais funções do organismo entram em declínio, por isso é muito importante seguir uma dieta com nutrientes que ativem de maneira saudável todas as funções, principalmente a expressão genética”, afirma Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica e PhD pela USP.

A dieta antienvelhecimento baseia-se em alimentos não processados, cultivados organicamente, sem adição de substâncias químicas e selecionados entre cereais, grãos, frutas e hortaliças. As pessoas de mais idade também necessitam de cálcio e vitamina D.

Dra. Edith Horibe orienta e chama a atenção para os alimentos funcionais, por conterem substâncias químicas importantes no processo de nutrição celular:

Soja
É um alimento completo que contémos três macronutrientes, como as vitaminas, fibras e sais minerais, que reduz o risco de câncer mamário, além de coadjuvantes na prevenção de câncer de próstata e na prevenção da osteoporose.

Espinafre
Contém ferro e ácido fólico, a vitamina B que baixa o nível de homocisteína, aminoácido fator que irrita os vasos, ocasionando o ataque cardíaco. Contém ainda dois fitoquímicos que previnem a cegueira.

Brócolis e couve-flor
Contém fitoquímicos como sulforafane, que podem destruir substâncias cancerígenas.

Salmão e Sardinha
Possuem a gordura ômega 3. Abaixa o nível de colesterol ruim e de triglicérides.

Fibras
Os cereais (granola e outros) consumidos diariamente ajudam a diminuir o colesterol.

Nozes, sementes de abóbora e gergenlim
Contêm gordura mono e poliinsaturadas que diminui colesterol e triglicérides.

Alho
O alil sulfide pode regredir o crescimento do tumor, além de fornecer proteção cardíaca.

Tomate
Fonte natural de licopeno (betacaroteno), o mais potente antioxidante.

Fontes: Horibe, Kose. Livro – As oito chaves da Juventude.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas