Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/07/2015
Conheça as principais causas de dores no quadril



Responsável pela sustentação de peso do corpo, a articulação do quadril está sujeita a muitas lesões. Apesar de mais frequentes em indivíduos com mais de 40 anos, as dores na região afetam pessoas de todas as idades e podem ter em sua raiz doenças diversas como artrite, bursite, trocanteriana, dor lomba, torção ou até mesmo tendinite, como explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).



- A má postura é uma das principais causas de lesões no quadril, ocasionando desequilíbrios musculares, o que sobrecarrega a lombar. A dor pode irradiar para a coxa, joelho ou virilha. As mais comuns são bursite, tendinite, artrite, estiramentos musculares e contusões. Aos primeiros sinais da dor, o ideal é procurar um especialista para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para evitar piores problemas, como a artrose, que degenera a articulação explicou o especialista.

Uma das causas para o aparecimento destas doenças, bastante comum entre atletas, fica por conta dos impactos diretos ou indiretos e síndromes por uso excessivo. Exercícios muito comuns na academia, como o leg press e o agachamento quando feitos de forma errada também podem causa complicações. Por este motivo, é fundamental que não se subestime incômodos na região do quadril, como forma de prevenir uma condição crônica. O tratamento adequado para os sintomas de dores varia de caso a caso.



- O tratamento depende de cada caso, mas normalmente é indicado o uso de medicações, fisioterapia, reeducação postural, infiltrações e manipulações. A estabilidade e a força muscular são importantes para prevenir as lesões. Para amenizar os impactos e melhorar a postura, o ideal é manter a flexibilidade, a força na lombar e no quadril - comenta Helder Montenegro.

Além de sustentar o corpo, o quadril ajuda a articular o fêmur, osso da coxa e o osso da bacia. O encaixe desses ossos com o quadril, no entanto, podem sofrer alterações anatômicas provocadas por erros de postura ou por movimentos excessivos. Como uma forma de ação preventiva de orientação postural em todas as idades, o fisioterapeuta criou duas cartilhas, chamadas Dr. Coluna, com dicas de exercícios e posturas adequadas para atividades cotidianas.


Veja mais sobre O ASSUNTO em:

Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas