Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/04/2015
Crianças que roncam necessitam cuidados


Muitos pais acham que o ronco dos seus filhos é coisa normal de criança. Associam o ronco e o babar no travesseiro, ao cansaço após um dia cheio de atividades. Mas, não é normal uma criança roncar. Sabe-se hoje que a criança roncadora será, no futuro, um adulto roncador se não for tratada. Na maioria das vezes esse problema esta associado a uma obstrução na passagem de ar pela via aérea, que se inicia no nariz.




Teríamos então desde o recém-nascido ate adolescência, obstruções que vão estar relacionados a um fluxo de ar turbulento no nariz, em vários níveis na garganta e na entrada do pulmão, causando ruídos respiratórios chamados estridores e roncos.

“O recém-nascido pode ter um dos canais nasais não desenvolvidos ou parcialmente aberto, chamado atresia de coanal e ficar sem diagnostico ate a idade adulta”, declara Dra Beatriz Lana, especialista em medicina do sono. Esse problema pode existir bilateralmete também, mas neste caso, raramente fica sem diagnostico, já que o bebê quando nasce não sabe usar a respiração pela boca. Neste caso, tanto o pediatra, quanto a mãe percebem imediatamente que algo esta errado no nariz da criança.

Ainda na faixa etária de recém-nascido ate 2 anos, existem os "roncos" com boca fechada, relacionados a uma fraqueza na cartilagem da laringe ( região lá em baixo da garganta, onde ficam as cordas vocais). Esse problema chamado laringomalácia, pode assustar muito os pais, que chegam ao consultório dizendo que a criança ronca acordada e que este ronco piora muito quando a criança chora. Em muitos destes casos, apenas um acompanhamento é necessário e em outros, a intervenção cirúrgica deve ser rápida.

A partir de 1 ano, roncos relacionados a adenoides ou amígdalas grandes começam a surgir. A adenoide cresce lá o fundo do nariz e não conseguimos enxergá-la a olho nu. Para seu diagnostico, é necessário fazer endoscopias nasais ( geralmente sondas bem fininhas) ou um raio x digital bem feito. É muito comum a criança com adenoides grandes ter também amígdalas grandes e isso causar paradas de respiração na criança além do ronco.

Outro fator relacionado ao ronco infantil e apneia do sono é a rinite alérgica. Ela causa um inchaço na mucosa nasal, sinusites de repetição e respiração oral.

Dizemos que no adulto é normal existir até 5 apneias (parada de respiração) por hora. Já na criança, nem 1 apneia por hora é considerada normal.

Nascemos e somos programados para usar o nariz para respirar. Se a criança começar a usar a boca para respirar e roncar enquanto dorme, observamos o surgimento de problemas como mau hálito, infecções de garganta repetidas, rouquidão, piora de refluxo gastro esofágico. Nestas crianças, o uso da chupeta pode causar ou agravar problemas na arcada dentaria e piorar o ronco.

Sempre que houver ruídos respiratórios, roncos e apneias na criança, os pais devem informar o pediatra e o otorrinolaringologista/ medico do sono para que seja realizado o diagnóstico e o correto tratamento do problema.




Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas