Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

27/03/2015
Alimentos que ajudam a controlar o inchaço!

A retenção de líquido acomete os membros inferiores no sétimo mês de gestação. Isso ocorre devido à mudança hormonal nesta fase. Na gestação, é natural a mulher produzir mais hormônios, por conta disso o sistema linfático permanece lento e o corpo tem dificuldade de drenar o líquido que acaba acumulando no organismo.
No quinto mês da gestação, o tamanho do útero também pode influenciar na retenção de líquido. “Como o bebê está em constante crescimento, isso diminui o fluxo venoso dos membros inferiores para a circulação central. Dessa forma, o sangue que está nos pés e nas pernas encontra dificuldades para retornar ao coração por causa da compressão do útero sobre os vasos da região pélvica”, afirma o Nutrólogo Dr.Fernando Bacalhau.



No verão, as futuras mamães devem redobrar os cuidados com a alimentação e o corpo. “O calor provoca uma dilatação nos vasos sanguíneos, o que faz o sangue circular mais devagar, fazendo com que o organismo retenha mais líquido do que nos outros dias ”, explica o Dr. Fernando.

É importante que a gestante fique atenta aos sintomas da retenção de líquido e informe o seu ginecologista sobre a presença do edema. “Em alguns casos, esse inchaço pode estar relacionado a outras complicações como aumento da pressão arterial, perda de proteínas pela urina e pré-eclâmpsia – doença que provoca o parto prematuro trazendo riscos para a gestante e o bebê”, alerta o médico.

Quando o inchaço é consequência da pré-eclâmpsia, ocorre o aumento do peso corporal pelo excesso de água retida e edema acomete todo o corpo. “Quem já teve problemas com hipertensão antes da gestação, é importante cuidar da alimentação e procurar um especialista quando apresentar o inchaço”, diz o nutrólogo.



É possível combater o edema?
A futura mamãe pode começar cuidando da alimentação e controlar a ingestão de sal. “O sal leva a retenção de líquido, por isso, o seu consumo deve ser moderado durante os noves meses”, ressalta o Dr.Fernando.

Além disso, é importante beber bastante líquido, principalmente nos dias quentes.

A gestante pode apostar em um cardápio recheado de alimentos diuréticos para combater o edema. O nutrólogo Dr.Fernando elaborou uma lista de alimentos que podem ser consumidos nesta fase:

Vegetais verde-escuro
Esses alimentos são ricos em magnésio, clorofila e antioxidantes que ajudam na circulação sanguínea. Inclua de quatro a cinco porções por dia.

Alface, tomate, pepino, cenoura, aipo, chuchu, espinafre
Esses alimentos são diuréticos e ajudam o organismo a eliminar os líquidos. Portanto, consuma diariamente esses alimentos.

Frutas
Uva, maçã, maracujá, limão, pêssego, abacaxi também não podem faltar na alimentação da gestante. Além de, ajudar na manutenção do peso, essas frutas também são diuréticas.

Beba mais chás
Alguns chás diuréticos também podem ser consumidos como capim limão, dente de leão etc.
Eles colaboram o funcionamento dos rins e ainda estimula a eliminação dos líquidos acumulados no corpo.

Banana, granola, damasco, ameixa
Esses carboidratos complexos ajudam a regular o organismo e mantém o açúcar mais tempo no sangue dando energia.

Evite:
Alimentos embutidos e processados, em conserva como azeitona, pepino, alcaparra, queijos amarelos, carnes defumadas, temperos industrializados e refrigerantes.


Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente


4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas