Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/02/2015
Desejo por doces pode causar hiperinsulina na TPM

Que mulher nunca passou pela enorme vontade de comer doces numa situação de nervosismo na época da TPM? Mesmo consciente de que pode ser prejudicial à saúde, ninguém resiste a um bom chocolate, bolos e tortas para acalmar os ânimos. Mas como administrar a culpa?



“A busca por açúcar é constante e em muitos casos ocorrem alterações psicológicas consideráveis, tais como irritabilidade e hostilidade em relação às pessoas mais próximas. A principal causa na mudança de humor está associada à equilíbrio dos níveis de serotonina no organismo. O déficit deste componente gera o mau humor, além da vontade de comer doces e certos tipos de carboidratos, tais como pães e massas” explica Dra. Sylvana Braga, médica, nutrologista, reumatologista e fisiatra com clínica no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Devido a este fato, a ingestão destes alimentos calóricos em grande quantidade aparece com mais frequência, acarretando sérios problemas, inclusive cardiovasculares.
A saúde da mulher não é só mantida através de hormônios, mas por fatores hereditários, estilo de vida, frequência e intensidade de suas atividades físicas. Estabelecer bons hábitos alimentares logo cedo pode fazer a diferença.



Para amenizar esses sintomas, recomenda-se que sejam feitas refeições pequenas e frequentes, à base de frutas - como maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco. Um bom exercício sempre facilitará a redução da hiperinsulinemia no corpo, que nada mais é que o aumento da secreção de insulina pelo organismo.



Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas