Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/12/2014
Sete dicas para não se machucar fazendo exercícios em casa ou ao ar livre

Faltam aproximadamente 25 dias para o final do ano e com a chegada do verão, parte da população brasileira corre atrás para perder os quilos adquiridos.

As atividades físicas em casa ou ao ar livre são uma alternativa prática e barata, mas é necessário ter alguns cuidados para o exercício não se transformar em uma lesão.

A fisioterapeuta Priscila Gonçalves fez uma lista com sete dicas para não se machucar na hora do exercício.


1) Não tome água apenas quando sentir sede

Quando você sente sede é sinal de que o organismo está precisando de água e que algo já não está funcionando bem. Por isso não espere a sede bater para tomar água. Consuma antes, durante e principalmente após o exercício para se manter hidratado.


2)Cuidado com a musculação

É preciso cuidado redobrado ao praticar exercício com peso. Evite fazer sem supervisão de um profissional que lhe orientará o modo de executá-los. Dê preferência aos exercícios aeróbicos ou opte por faixas elásticas, que permitem exercícios de acordo com a resistência do praticante. Há tanto para iniciantes, quanto para quem faz musculação há anos.



3) Equipamentos de qualidade

Muitas pessoas apostam em comprar acessórios fitness para potencializar as atividades físicas em casa ou ao ar livre. É uma ideia muito bem-vinda, mas para Priscila Gonçalves, é necessário tomar cuidados na hora de escolher os produtos. "O barato pode custar caro, alguns produtos são muito mais baratos que os outros, mas se não apresentam qualidade podem trazer lesões aos músculos e articulações. A regra se aplica para todo tipo de produto - de faixas elásticas a bicicleta ergométrica", explica

4) Manutenção da bola suíça

A bola suíça é um grande parceiro para quem faz exercício em casa. Ela ajuda tanto no alongamento, quanto nos exercícios de força. Entretanto, é preciso tomar cuidado em como usá-la. A bola precisa estar sempre cheia e firme para evitar lesões e mal jeito no pescoço e costas. O ideal é que, ao colocar o peso, a bola não ceda mais que 15 cm.


5) Abdômen contraído

Em qualquer exercício é necessário contrair o abdômen. É uma forma de proteger a região lombar e estabilizar a coluna enquanto a pelve e os outros membros do corpo se movem. Com o abdômen contraído, temos um melhor posicionamento da caixa torácica, o que evita lesões.


6) Check-up esportivo

Independente do exercício - seja ele de pequeno ou grande esforço - é preciso saber se o seu corpo está preparado e se existem limitações do seu organismo. Por isso, é importante realizar um check up antes de iniciar qualquer prática. Dê preferência ao check up esportivo, ele dará dados como o esforço cardiorrespiratório e muscular.



7) Roupas

Existem alguns mitos sobre usar roupas justas para potencializar a perda de gordura corporal. Isso é apenas mito. Atividades físicas devem ser realizadas com roupas confortáveis e que permitam suar naturalmente. As roupas com algodão e linho, que são fibras naturais, absorvem o suor rapidamente e deixam a pessoa mais confortável. Eles são responsáveis pela forma que o seu corpo absorverá o impacto dos exercícios, sendo peças fundamentais para evitar lesões e ajudar na saúde das articulações.




Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas