Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/11/2014
É possível ter um corpo belo com pouco esforço?


As exigências por uma bela aparência física são cada vez maiores em nossa sociedade, seja para atrair a atenção do sexo oposto, seja para manter a autoestima elevada. E uma bela aparência física passa por músculos bem desenvolvidos. Não é à-toa que pessoas de ambos os sexos e das faixas etárias mais diversas lotam, diariamente, academias, pistas de corrida, piscinas de clubes e parques ao redor do mundo.

Exercitar os músculos, além de contribuir para a boa forma, ajuda a manter a tonicidade muscular necessária para uma postura correta. Os músculos, que compõem o tecido mais abundante do corpo, ainda servem de reservatório para uma série de substâncias que ajudam no funcionamento do organismo. No entanto, com passar dos anos, há uma perda de massa muscular, que, apesar de poder ser retardada com atividades físicas regulares, gira em torno de 20 a 30% da massa muscular total do indivíduo quando jovem.



Tanto para desenvolver os músculos, quanto para evitar a perda de massa muscular com o envelhecimento, boas notícias podem estar a caminho com os avanços na engenharia genética. Pesquisadores vem testando há 10 anos, vacinas baseadas na engenharia genética para desenvolver os músculos. Até agora, a vacina foi testada somente em camundongos, mas os resultados são surpreendentes —quando ministrada na juventude, os camundongos apresentam um aumento de 15 a 20% na massa muscular da área tratada. Quando injetada na maturidade, os camundongos não apresentam ganhos na massa muscular, mas, também não apresentam grandes perdas, mantendo 27% a mais de massa do que os animais não tratados.

Porém, a vacina ainda não foi testada em seres humanos.. Enquanto isso, devemos fazer exercícios físicos regulares e compatíveis com cada indivíduo para manter o tônus muscular, a força, e evitar as perdas com o envelhecimento.

E mesmo que os resultados dos testes com humanos sejam positivos, "hipertrofiar um músculo não garante seu funcionamento. "É preciso que as articulações estejam livres e que o equilíbrio, assim como toda a neurofisiologia, estejam funcionando bem.

É cedo para comemorar, mas, pode ser que, em breve, possamos dizer adeus às academias e, de certo modo, às perdas musculares causadas pelo envelhecimento. Será?


Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas