Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/10/2014
Como estar em forma no verão?


O verão está chegando e com ele vem aquele pensamento de perder alguns quilinhos para ficar melhor naquela saia, vestido e até mesmo no biquíni. Basta seguir as dicas da Dra. Vanessa Pimentel, nutricionista, que você vai atingir seu desejo.

 Primeiro passo é estabelecer objetivos realistas para seu programa de emagrecimento. Temos que programar uma perda saudável, que não coloque sua saúde em risco e que seja realizada com o tempo disponível. Uma média de 4 kg por mês é uma ótima perda!

 Segundo passo é programar sua alimentação, determinando horários e antecipando-se para situações de imprevisto. Faça três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches, feitos nos períodos entre refeições, procurando comer pelo menos de 3 em 3 horas e evitando jejuns prolongados. Procure obedecer aos horários de suas refeições e lanches, dessa forma você não sentirá fome excessiva e evitará descontar a falta de uma refeição em excessos alimentares futuros.


 Terceiro passo é conhecer e entender seu organismo. Procure identificar os fatores que te levam a comer em excesso, dando mais importância ao seu comportamento alimentar; procure distinguir o que é fome do que é desejo de comer.

 Quarto passo é manter o equilíbrio psicológico. Não reprima suas emoções. Grite quando estiver com raiva e chore quando estiver triste. Isso é fundamental, assim, não descontará na comida e não atrapalhará seus objetivos.


Manter-se sempre hidratado, é nosso quinto passo, ainda mais no calor. Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo o sentido da sede, confundindo fome com sede. No mercado há novos produtos que oferecem sabor com baixas calorias, como chás gelados lights, águas aromatizadas, sucos lights ou até mesmo naturais, mas de baixa caloria como morango, limão, melancia, melão e maracujá.

E agora nosso grande passo: a composição das refeições e lanches!

Café da Manhã
Uma boa dica é deixar um pouquinho o pãozinho de lado e comer uma tigela de cereais matinais com iogurte light. Você também pode fatiar uma fruta para acompanhar. Além de ser refrescante, auxilia o trabalho intestinal e é um a ótima forma de começar o dia.



Lanchinho da Manhã
Leve com você uma fruta na bolsa. Se optar por frutas de casca grossa, como mexerica, laranja, maçã, certamente se manterão frescas por mais tempo. Outra dica é já levar as frutas fatiadas dentro de um recipiente! Caso fique inviável levar a fruta opte por barras de cereais de baixa caloria e pouca gordura.

Almoço
Aproveite que está calor e inicie sua refeição por uma bela salada composta de folhas cruas e temperada com um molho magrinho. Após ingerir o prato de salada, monte seu prato quente. Você vai ver que o fato de ter comido a salada antes fará com que seu prato tenha menos quantidade dos alimentos seguintes.
Procure colocar no prato um alimento fonte de carboidrato (arroz, batata, purê, mandioca, mandioquinha, macarrão), um fonte de proteína magra ( filé de frango grelhado, bife de filé mignon grelhado ou de alcatra sem capa de gordura), uma porção de leguminosas ( se estiver muito calor para comer feijão, substitua por ervilha, grão de bico, lentilha ou soja).
Não esqueça de colorir seu prato com os legumes ou vegetais crus ou cozidos como cenoura, tomate, beterraba. A sobremesa pode ser um picolé de frutas com 50 a 60 calorias.



Lanche da Tarde
Pode ser um iogurte de furtas light ou repetir a opção de frutas. Se estiver na rua pare em uma lanchonete e peça para um suco de furtas com leite e adoçante, o que te deixará saciada e matará sua sede.

Jantar
A refeição deve ser iniciada com um belo prato de folhas cruas. Depois podemos fazer um lanchinho light com peito de peru e muçarela light, ou então um lanche natural de patê de atum com maionese light ou até mesmo frango desfiado com cenoura ralada e uvas passas. Na sobremesa podemos comer um bombom! O chocolate auxilia no bom humor, é ansiolítico e por isso um grande amigo da dieta se consumido moderadamente, portanto a nossa regrinha é: todo dia um bombom!

Ceia
Um copo de leite gelado batido com iogurte natural desnatado e adoçado com adoçante. O consumo do leite antes de dormir facilita o sono, mantém a glicemia durante o período da noite, evitando que no dia seguinte acordemos com muita fome.



Para prevenir a vontade ou desejo de comer e beliscar entre as refeições, deixe preparado na geladeira gelatina diet ou light. Toda vez que a vontadezinha de beliscar aparecer ataque à gelatina light, afinal, além de fornecer pouquíssimas calorias ainda ajuda a manter a hidratação.
Com essas dicas é impossível ficar com fome.




Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas