Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

27/08/2014
Como recuperar – mais rapidamente – os músculos lesionados?

"Nesta época, é mais comum a lesão leve, em que ocorre a ruptura de algumas poucas fibras musculares, mas não a lesão completa do músculo. Ela ocorre principalmente em atletas de final de semana, (leia mais clicando aqui), aqueles que não estão acostumados a fazer aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física", diz o fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor , que cita corrida, bicicleta e jogos de futebol como as principais atividades que causam as distensões.



Quando o corpo está em repouso, o fluxo de sangue para os músculos é baixo, entre 15% e 20%. Durante um exercício, porém, ele pode atingir índices de 70% a 90%. "Um músculo só consegue ter desempenho máximo e otimizado quando a circulação sanguínea local estiver plenamente ativada. Por isso, o aquecimento - tipo de pré-exercício - é essencial, pois assim ocorre uma transição progressiva do estado de repouso para o de ação. São necessários, no mínino, dez minutos nesta etapa de preparação”, completa.

A combinação do frio associada à falta de tempo pode aumentar a chance de lesões. Mesmo consciente da necessidade de aquecer a musculatura, muito atletas esquecem as recomendações dos especialistas. "O número de casos de estiramento muscular aumenta no frio, principalmente pela manhã, quando as pessoas realizam as atividades com pressa porque tem compromisso depois e querem terminar tudo rápido”, enfatiza.


(Ministério da Saúde aconselha prática de exercícios regulares , veja mais clicando aqui!)


Os músculos mais afetados pela síndrome das baixas temperaturas são os posteriores da coxa e os da musculatura da panturrilha (a batata da perna). Após instaurada esse tipo de lesão, o praticante terá de seguir um tempo de recuperação de até 15 dias. O tratamento consiste em aplicação de gelo no local e uso de antiinflamatórios, sem imobilização. "A mobilidade é muito importante, porque você fortalece o músculo e melhora o fluxo de sangue para aquela região do corpo. A imobilização acarreta perda de massa e de força", afirma.

Muitas vezes passamos por determinadas situações e não sabemos como proceder. Por exemplo, quando acabamos de treinar e sentimos uma dor leve no joelho, perna, pé ou outra parte qualquer do corpo e não entendemos o porquê, nem mesmo sabemos o que fazer. Para piorar, muitas vezes não damos muita importância a este “aviso” que o nosso corpo está nos dando. O que devemos fazer nesta situação? Ir direto ao médico? Ignorar e esperar o próximo treino? Esta é uma dúvida muito comum entre os praticantes de esporte, e por isso é importante conhecermos melhor o “autotratamento”, que poderá nos ajudar a evitar lesões mais graves e até mesmo prevenir uma interrupção do treinamento.

O mais importante componente do “autotratamento” para a maior parte das lesões esportivas é o descanso, o gelo, a compressão e a elevação – método “RICE”. Este método deve ser utilizado logo que a lesão aparece ou quando os sintomas são sentidos. Usando este “autotratamento” nas primeiras 24 horas, os sintomas ou lesões aparecidos podem reduzir o tempo de desabilidade de 50% a 70%. A maior função do método RICE é que ele minimiza e controla a inflamação e o inchaço, embora estes dois sintomas sejam uma maneira do próprio corpo se proteger, restringindo movimentos na região machucada.

Descanso: esportes e exercícios devem ser cessados imediatamente. A continuação da prática poderá piorar ou agravar a lesão. Durante as primeiras 24 horas ou 72 horas (dependendo da lesão) é necessário fazer gelo, compressão e elevação. Após o estágio inicial da imobilização, descanso não significa ficar totalmente parado até que a lesão tenha se cicatrizado, e sim, voltar a treinar levemente.



Gelo: a melhor maneira de diminuirmos o inchaço, a dor, e a inflamação, é através da aplicação de gelo na região afetada por 15 a 20 minutos, com intervalo de 20 minutos. Para proteger a pele, utilize uma toalha entre a pele e o saco de plástico com gelo ou use bolsa de gelo apropriada. Faça massagem com o próprio gelo na área infeccionada. Massagem com gelo combina dois elementos do método “RICE”: gelo e compressão. O uso do gelo pode trazer benefícios por 7 dias. As primeiras 72 horas são mais críticas, assim o gelo deve ser feito o máximo de vezes possível neste período.

Compressão: para reduzir o inchaço, a compressão pode ser feita com o próprio gelo, pressionando-o contra a região afetada ou também sem ele, fazendo uma bandagem da seguinte maneira: comece a aplicação leve em volta da região inflamada; depois com um pouco mais de pressão sobre a região mais dolorida; fique atento a cor da pele, temperatura, e sensação de dor para que a bandagem não esteja comprimindo alguns nervos.

Elevação: manter a região da lesão elevada é necessário para combater as forças da gravidade que naturalmente induzem o sangue para a região. Quando possível, a região lesionada deve ser mantida acima da altura do coração. Um atleta lesionado na perna deve colocar, quando deitado, um travesseiro para apoiá-la e mantê-la elevada. Deve-se fazer elevação no período de 24 horas à 72 horas.


Durante as primeiras 24 horas, não aplique quente, não faça massagem, nem exercícios, pois isto poderá trazer uma vasodilatação na região lesionada.


Porém, lembre-se: o método RICE é utilizado como primeiro tratamento apenas. Dependendo da natureza da lesão, talvez seja necessário procurar um tratamento médico o mais rápido possível.






Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas