Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

27/08/2014
Carboidrato à noite, engorda?


Diferentemente do que pensam muitas pessoas que querem perder peso, comer carboidrato à noite não engorda. A restrição do macronutriente durante este período do dia não é uma prática recomendada, ainda mais para quem dormirá na sequência enfrentando um longo período de jejum durante o sono. Esta prática também não é indicada após a realização de uma atividade física, período mais favorável para recuperação de nutrientes musculares.
Alessandra Godoy, consultora de nutrição da Abima – Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados, explica que quando a pessoa restringe o carboidrato à noite, diminui o valor calórico total que consome ao longo do dia e este fator a faz “emagrecer”. Contudo, esta diminuição é na maior parte das vezes água e, assim que retoma a comer de maneira habitual, volta a ganhar o peso perdido. “Se fizer uma reeducação alimentar, diminuirá proporcionalmente os grupos de alimentos e a perda de peso e de gordura tende a ser permanente, desde que incorporado aos novos hábitos”, completa.



Clique aqui para fazer o TESTE DO SEU RISCO CARDIOVASCULAR



Uma pesquisa realizada pela Universidade Hebraica de Jerusalém analisou 78 policiais acima do peso que experimentaram uma dieta com poucas calorias durante seis meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um deles distribuiu os carboidratos ao longo do dia, enquanto o outro ingeriu o nutriente apenas no jantar. Os resultados dos exames mostraram que mesmo comendo carboidrato a noite, ambos os grupos tiveram perdas importantes de peso, gordura corporal, circunferência abdominal e também dos índices de gordura no sangue. Além disso, a sensibilidade à insulina melhorou, diminuindo os riscos de diabetes.







Quer saber mais sobre Obesidade? Clique aqui





Mito ou verdade: carboidrato após as 18h faz mal a saúde?

É muito comum ouvirmos que após as 18h não se deve comer carboidratos, mas isso é um MITO. Não há nenhuma comprovação cientifica de que esta prática seja benéfica ao organismo. O correto é consumir todos os tipos de alimentos em quantidade adequada, sem abusos, para não prejudicar o sono. O ganho de peso não está relacionado somente ao carboidrato consumido à noite, “os verdadeiros responsáveis são a ingestão exagerada de calorias, a alimentação desequilibrada e o sedentarismo. Ou seja, além de não ter nenhuma vantagem relacionada ao emagrecimento, ainda há o risco de ter dor de cabeça, irritação e tontura se a restrição for muito severa” completa Alessandra.

Vale ressaltar que uma refeição à noite deve ser sempre mais leve que as anteriores, já que, ao dormir, seu metabolismo estará num ritmo menor que durante o dia, devido às atividades cotidianas que supostamente estará executando. Sendo assim, não cometa extravagâncias, mesmo porque um sono tranquilo será muito mais fácil de ser adquirido se não tiver que competir com o processo digestivo de alimentos pesados e gordurosos como uma feijoada, por exemplo.


E outros mitos?

Bife com salada emagrece?
Alimentar-se de bife ou filé de frango e saladas em todas as refeições não é o fator primordial que fará emagrecer! Você acaba desgastando as proteínas do músculo e não a gordura corporal, além de ingerir mais calorias. Uma alimentação correta possui um representante de cada grupo de alimentos – carboidratos, proteínas e gordura. Comer uma pequena porção de bife e salada pode emagrecer, assim como uma porção pequena de qualquer coisa. O importante é emagrecer de forma correta, oferecendo ao seu organismo todas as fontes energéticas a ele necessárias.


Arroz + Feijão engorda?
Não. Essa combinação traz uma quantidade adequada de aminoácidos essenciais, podendo até em algumas vezes, substituir a carne ou o frango.


Água durante as refeições engorda?
Primeiramente, água possui zero calorias - 250 mls são o suficiente para serem ingeridos durante as refeições sem comprometer o processo digestivo ou diluir o suco gástrico. Mas cuidado! O mesmo não acontece no caso de sucos ou refrigerantes - eles contém outros elementos como solutos que podem competir com a digestão dos alimentos, como açúcares. Um modesto copo de suco de laranja pode acabar com o seu esforço de refeição hipocalórica. E não se iluda com os sucos diet ou light, porque os adoçantes possuem substâncias que favorecem a retenção de líquidos.


Qual quantidade de água devo tomar por dia?
O ideal são pequenas doses de aproximadamente 50 a 100 mls a cada quinze ou vinte minutos, e não ultrapassar um total de três litros diários, sem contar durante as atividades físicas, pois pode sobrecarregar os rins, que terão de trabalhar mais que o normal, podendo causar a formação de cálculos renais. O mesmo acontece com os isotônicos – o excesso de sais também provoca cálculos renais. Já numa atividade de média ou longa duração é importante ingerir bebidas isotônicas pois elas fornecem uma quantidade adequada de carboidratos – de 6% a 8% - que serão utilizadas pelos músculos durante os exercícios.



Saiba mais ainda sobre obesidade, clique aqui



Dados de obesidade por capital:










Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

2) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

3) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

4 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

5) Nutrição com Dra. Rosana Farah

6) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

7) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

8) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

9) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas