Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/08/2014
Por que algumas pessoas são adeptas da batata doce?

Muito procurada por atletas e praticantes de musculação, ela vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. A batata doce, também conhecida como batata-da-terra, é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano. É rica em vitaminas C e E, importantes no auxílio à prevenção do câncer e ao combate ao envelhecimento precoce das células.



Considerada o carboidrato ideal, supera outros alimentos em vários nutrientes. “Ela possui cinco vezes mais cálcio e é muito rica em ferro e vitamina A”, explica a nutricionista Larissa Mathias, da rede Hortifruti. Comparada à mandioca, ela também ganha em fibras e cálcio, assim como em proteína, fósforo e potássio.

Além disso, a batata doce possui antocianina, disponível na variedade roxa, e magnésio, que é ativador de várias enzimas. Quanto mais escura a polpa, maior também o teor de betacaroteno, importante não só por ser o precursor da vitamina A, mas também por suas propriedades antioxidantes. Suas folhas são igualmente nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura.

A batata doce também é uma grande aliada para quem deseja emagrecer. Segundo Larissa Mathias, isso pode ser explicado pelo seu baixo índice glicêmico: “A energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade”. O tubérculo favorece, ainda, a queima de gordura e o ganho de massa magra.


CAMPEÕES EM ANTIOXIDANTES

Está comprovado: quem ingere quantidades generosas de alimentos ricos em antioxidantes (substância que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento) corre menos risco de ter problemas cardíacos, derrame, catarata e alguns tipos de câncer. Confira os campeões em antioxidantes:

Vitamina E: nozes, germe de trigo, amêndoa, avelã, vegetais verdes folhosos, batata-doce, aveia, abacate e cereais integrais.

Vitamina C: laranja, limão, morango, goiaba, kiwi, acerola, caju, tomate, pimentão, vegetais verdes folhosos, tomate e batata.

Carotenos (ou precursores da vitamina A): cenoura, brócolis, abobrinha, batata-doce, pimentão vermelho, morango, damasco seco, manga, melão cantalupo.





Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

2) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

3) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

4 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

5) Nutrição com Dra. Rosana Farah

6) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

7) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

8) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

9) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas