Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/07/2014
Dicas e Cuidados Antes de fazer uma Tatuagem

Já sabe o local e o desenho da sua nova tatuagem? Então prepare-se e fique atenta aos cuidados com a higiene. Antes de fazer a tatuagem você deve estar segura sobre suas escolhas, conhecer a forma de trabalho do seu tatuador e prestar atenção se ele utiliza material descartável. Esses cuidados com a higiene são muito importantes para evitar o contágio de doenças como hepatite B e AIDS.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), alguns cuidados com higiene evitam que a tatuagem se torne um facilitador para uma infecção na pele.

“Não deixe de questionar o profissional sobre o pigmento que ele usará para fazer a sua tatuagem. Pigmentos de má qualidade podem causar danos na pele como alergias, manchas, além de desbotar as cores com o tempo”, explica o médico.



Cuidados com a pele antes da tatuagem

Antes de fazer a tatuagem é importante que a pele esteja limpa, hidratada e saudável.

“Utilize um hidratante à base de ureia duas vezes por dia na região que a abrigará a tatuagem, dessa forma a pele ganha mais tonicidade. Observe se há pelos na região: eles precisam ser removidos. O ideal é fazer uma depilação dois dias antes da tatuagem para evitar a inflamação dos pelos”, recomenda o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Observe se o tatuador lavou as mãos com água, sabonete e álcool antes de iniciar o procedimento. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e aplicado o álcool para desinfecção.


Locais para se tatuar

O local do corpo é uma das principais dúvidas de quem decide fazer uma tatuagem. As opções são muitas e você pode tatuar praticamente qualquer parte do seu corpo.

“Evite escolher áreas do corpo em que há maior acúmulo de pele ou que já apresentam mais flacidez. O resultado pode não atender suas expectativas, pois a pele precisa ficar esticada na hora de tatuar”, alerta o dermatologista Fernando Passos de Freitas.



Fiz a tatuagem, e agora?

“Após a tatuagem, é necessário fazer um curativo no local com uma pomada composta de ácido dexpantenol, com o intuito de reconstituir o tecido epitelial. A proteção da tatuagem também deve ser levada em consideração para evitar infecções e lesões”, orienta o médico Dr. Fernando Passos de Freitas.

Mantenha a região da tatuagem sempre limpa e coberta por roupa até duas semanas depois do procedimento. Evite pegar sol, coçar ou arrancar cascas. Espere a cicatrização da tatuagem para voltar a fazer exercícios físicos. Se a tatuagem ainda apresentar casquinhas, o exercício físico pode fazê-las rachar e o desenho pode apresentar falhas.

Depois da cicatrização mantenha o uso de protetores e hidratantes, usá-los vai causar uma diferença no intervalo de tempo entre o dia que você fez a tatuagem até o dia de retoque.



Quer fazer uma tatuagem? Então, preste atenção nas recomendações do dermatologista Fernando Passos de Freitas e saiba o que é preciso saber na hora de fazer uma tatuagem:

- Nunca faça uma tatuagem sob a influência de álcool ou drogas. Além dessas substâncias serem prejudiciais à saúde, suas decisões devem ser sempre tomadas de maneira lúcida.

- Faça muita pesquisa. Escolha um profissional experiente, que use luvas e equipamento esterilizado e já tenha realizado esse tipo de trabalho. Observe se o estabelecimento é limpo e possui boa estrutura.

- Após a tatuagem evite consumir alimentos gordurosos como carne de porco, presunto, frutos do mar nos próximos 30 dias.

- Se você já fez alguma tatuagem e teve alguma reação alérgica, procure um dermatologista para tratar essa reação.



Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas