Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/07/2014
Pontadas na cabeça: o que podem ser?


As pontadas na cabeça são problemas que acometem muitas pessoas. Elas podem ser indicativas de uma enxaqueca e até problemas mais graves como aneurisma cerebral. Por esse motivo merecem atenção e tratamento especiais.

O neurocirurgião Dr. Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil, esclarece suas dúvidas abaixo:



O QUE PODE CAUSAR PONTADAS NA CABEÇA?

CEFALEIA TENSIONAL:

É um tipo de dor de cabeça provocada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas e couro cabeludo, devido a fatores como estresse, má postura, ansiedade e insônia. Essa dor de cabeça de manifesta em forma de pontada, latejando e pressionando a cabeça. Pode afetar os dois lados, somente uma parte da nuca ou testa. A fotofobia é um sintoma presente nessa dor.

ENXAQUECA: A enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça. Ela se caracteriza pela presença de pontadas, com grande intensidade, piora com a luz forte e barulho, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos e tontura. As dores normalmente pioram com a movimentação da cabeça e ao esforço físico. O problema é três vezes mais comum em mulheres e costuma ser hereditário.

ANEURISMA CEREBRAL: é também conhecido como hemorragia cerebral ou derrame cerebral, provocado por uma dilatação anormal da artéria que leva sangue para o cérebro. Essa dilatação pode provocar a ruptura e extravasamento de sangue no cérebro. Os sintomas mais comuns de quem sofre aneurisma é a forte dor de cabeça, acompanhadas de pontadas, vômitos, convulsões, perda da consciência, dores na nuca, costas e outras regiões do corpo.

TUMOR CEREBRAL: Os tumores cerebrais podem provocar pontadas na cabeça. Os exemplos mais comuns são os cânceres que provocam intensa dor de cabeça, acompanhada de vômitos, náuseas, formigamento dos membros, fotossensibilidade e outros. É preciso ficar atento para tratar o problema.



Veja mais sobre NEUROLOGA em:

Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas