Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/07/2014
Antioxidantes e exercício. Será realmente uma boa parceria?

Atualmente surgiu uma vasta produção científica sobre os efeitos benéficos do exercício físico na prevenção e tratamento de afecções crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Também existem vários trabalhos demonstrando que os antioxidantes podem promover saúde e prevenir diversas doenças. Então se tornou comum a associação entre o exercício físico e a suplementação de antioxidantes.



Entretanto, ao contrário do consenso empírico fomentado dezenas de estudos sobre exercício físico têm demonstrado que a suplementação de antioxidantes pode ser inútil.

Antes que critiquem o uso do termo “inútil”, existe um artigo que deu base para esta pauta denominado “Antioxidant supplement in exercise: Worse than useless” escrito por Gomez-Cabrera (2011) que utiliza o termo inútil (useless) pela primeira vez ao comentar o assunto discutido neste texto.

Há tempos tem se sugerido que a suplementação de antioxidantes pode ter efeito prejudicial sobre o desempenho ou para a saúde, alguns exemplos:

• Sharman e colaboradores em 1971 demonstraram que a suplementação de vitamina E (400 UI / dia durante 6 semanas) causou efeitos desfavoráveis sobre o desempenho de endurance em nadadores jovens.

• Mais de 20 anos depois, Malm e colaboradores mostraram, em dois estudos consecutivos (1996 e 1997), os efeitos deletérios da suplementação de ubiquinona-10 (Q10) sobre o desempenho de seres humanos, após um programa de treinamento de alta intensidade.

• Em 2002 Marshall e colaboradores, mostraram que a suplementação de vitamina C (1000mg/dia por 4 semanas) em cães de corrida piorou significativamente a sua velocidade.

Isso ocorre devido ao papel multifuncional dos radicais livres ou espécies reativas de oxigênio em organismos vivos, nem sempre tão ruins, assim como os efeitos dos antioxidantes nem sempre são tão benéficos.

Mas é importante lembrar que todos os estudos citados, pesquisaram o efeito de doses altas de antioxidantes. A recomendação diária de vitamina C, por exemplo, é de 60mg/dia e boa parte das pesquisas utilizam a dose de 1000mg de vitamina C ao dia.

Essas superdoses são comuns na suplementação dos indivíduos, especialmente quando engajados em um programa de exercício e talvez esses efeitos deletérios ocorram por conta de níveis supra fisiológicos desses suplementos. Além disso, muitos indivíduos fazem o uso de suplementos antioxidantes sem consultar um bom Nutricionista e um bom Médico especializados na área desportiva, afim de saber suas reais necessidades frente a um programa de treinamento.

Outro fato importante é que os alimentos ricos em antioxidantes possuem outras substâncias em sua composição que podem agir de forma sinérgica, permitindo melhor efeito para saúde do que os suplementos.

Mas sem dúvida, uma dieta equilibrada, incluindo uma variedade de frutas e vegetais continua a ser a melhor abordagem nutricional para manter o status antioxidante ideal, inclusive ao longo de um período de treinamento. Portanto, cuidado com as propagandas que prometem resultados ótimos com a suplementação de antioxidantes o resultado pode ser pior do que inútil!






Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas