Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/06/2014
Reforce a imunidade e mantenha o peso no inverno


Com o inverno se aproximando, é preciso redobrar a atenção com a gripe e resfriado, por conta da mudança de temperatura que pode prejudicar o sistema imunológico. Além disso, pode ocorrer um ganho maior de peso, principalmente porque nessa época a ingestão de alimentos calóricos aumenta como forma de manter o corpo aquecido.

Alguns nutrientes como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos atuam nas defesas do organismo e devem fazer parte do cardápio em qualquer época do ano, principalmente no inverno, porque garantem o bom funcionamento das células imunológicas.

De acordo com a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke, uma alimentação saudável e equilibrada evita as deficiências nutricionais que podem resultar em um risco maior para o desenvolvimento de infecções. O consumo de alimentos ricos em gordura deve ser evitado porque prejudicam a absorção de nutrientes, assim como o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos.

A nutricionista sugere alguns alimentos que podem ser incluídos nas refeições para reforçar a imunidade e manter o peso no inverno:

Quinoa: considerada o mais completo alimento de origem vegetal pelos nutrientes que oferece, a quinoa é uma importante aliada para a imunidade. Isso porque é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico, zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema.



Linhaça: oferece ácidos graxos ômega-3, que atua no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho: é fonte de alicina e vitaminas A, B e C e ajuda a estimular a resposta imunológica, por isso previne gripes e resfriados, além de ser um importante expectorante.

Gengibre: tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal. Além disso, é termogênico, colaborando para a perda de peso ao elevar a temperatura corporal e o gasto energético.

Cenoura: é rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.

Cereais integrais: por serem ricos em fibras aumentam a sensação de saciedade, ajudando a diminuir a fome. Consuma granolas, pães, massas e arroz integral, por exemplo.



As sopas são ótimas opções para o inverno, mas para manter o peso devem ser preparadas, de preferência, com legumes, verduras e temperos naturais. “A sopa aquece o corpo e ajuda a mantê-lo hidratado, já que no inverno é comum a redução do consumo de água”, afirma a nutricionista Alline Cristina Schüncke.



Confira uma receita de sopa com quinoa, sugerida pela nutricionista:

Sopa de Quinoa em Grãos, clique aqui






Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

2) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

3) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

4 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

5) Nutrição com Dra. Rosana Farah

6) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

7) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

8) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

9) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas