Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/03/2007
Exercício físico requer cuidados

Com o verão aumentam os praticantes esporádicos de atividades físicas. O clima estimula a vaidade, pela maior exibição das curvas, e eleva a disposição de "malhar", jogar futebol, fazer uma caminhada ou optar por exercícios na água. Porém, para os sedentários, se aventurar nessas práticas sem o preparo ideal pode ser mais perigoso para o coração do que permanecer parado.

O exercício físico demanda uma maior necessidade de nutrientes e oxigênio nos músculos do corpo, o que vai exigir do coração um desempenho maior. O órgão terá que bater mais vezes por minuto. Outro fator que leva à taquicardia é o calor que é vasodilatador, ou seja, aumenta o espaço interno nas veias e artérias. "Não pode haver espaços vazios, portanto o coração precisa trabalhar mais para preencher os vasos sanguíneos", explicou o cardiologista Carlos Benedito de Almeida Pimentel.

O médico ainda relata um terceiro motivo para a taquicardia, a desidratação, que reduz o volume de sangue circulante. "O coração acaba batendo mais para compensar essa diminuição", disse Pimentel. Em virtude desses fatores, o mais indicado antes de iniciar uma atividade física é que as pessoas procurem um médico para saber se o coração está saudável, caso contrário a sobrecarga pode resultar em paradas cardíacas, infarto do miocárdio e arritmias graves. "O coração também pode ter outros problemas, como no sistema elétrico", observou o cardiologista.

Manter-se hidratado, ingerindo líquidos antes, durante e após o exercício também é uma forma de aliviar o trabalho para o coração. Além disso, para amenizar o calor que dilata os vasos é importante buscar locais arejados e ao abrigo do sol forte ou horários mais apropriados, início e final do dia, para fazer atividade física.

A constância dos exercícios e a adaptação sem pressa também são importantes para garantir a saúde do coração. Os praticantes de futebol apenas uma vez por semana, que no restante dos dias são sedentários, por exemplo, devem ficar atentos. Se o coração estiver saudável e o esforço no jogo for moderado pode não haver problema algum. Porém, o ideal é que a atividade física ocorra mais vezes na semana.

"A demanda de esforço do coração entre os sedentários é maior do que entre os que praticam atividades físicas regularmente. Isso porque, com a prática de exercícios, o coração se torna mais eficiente, conseguindo bombar mais sangue a cada batimento. Portanto o órgão não precisa bater tantas vezes, o que evita a taquicardia", esclareceu o médico.

Em função dessa explicação o cardiologista também orienta as pessoas para que não iniciem as atividades físicas de forma brusca, querendo saltar do sedentarismo direto para o atletismo. "É como um carro que costuma passar a maior parte do tempo na garagem. Se você quiser sair pisando demais no acelerador, ele pode dar sinais de que não está agüentando. O coração não deixa de ser um motor no organismo", mencionou o médico.

Fonte: Jornal da Manhã - Capa/ SP - 23/01/2007 – Saúde
Sociedade Brasileira de Cardiologia

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e no módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas