Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/05/2014
Seu treino está funcionando?

Exercer uma atividade física nem sempre pode trazer resultados positivos.

Dependendo da intensidade e do tipo de exercício, o corpo começa a dar sinais de fadiga e, em alguns casos, a sofrer de dores na coluna e desgaste do aparelho locomotor. Para evitar esses males e garantir o sucesso esperado, é preciso ficar atento a alguns indicadores que determinam se o exercício está valendo a pena. Os principais são: frequência cardíaca, clique aqui e massa muscular.

Existem duas formas de medir a eficácia de uma atividade: o estímulo aeróbio e o estímulo anaeróbio. O aeróbio mede atividades de baixa intensidade e longa duração, como caminhada. Neste caso, a principal variável usada para a avaliação do desempenho é a frequência cardíaca, clique aqui



Quando o condicionamento físico melhora, a frequência cardíaca cai. Basta imaginar um maratonista que consegue melhorar sua marca mantendo, ou até reduzindo, a frequência cardíaca. Isso significa que ele obteve um resultado melhor sem ter de fazer mais esforço.

Faça o cálculo do seu Índice de Aproveitamento


O fato de a frequência cardíaca não baixar pode estar relacionado a um treinamento insuficiente. Talvez seja hora de imprimir um ritmo mais forte.

No entanto, se houver aumento dessa frequência, é preciso investigar se a intensidade do exercício está muito forte ou se existe algum problema físico que requer tratamento. Nesses casos, há outros indicativos de que o treinamento não está funcionando: A pessoa vai se sentir mais cansada, além de ter distúrbios como falta de sono, alterações no humor e dores musculares.


Princípio da eficácia do estímulo:

De acordo com o Journal of American College of Sports Medicine, o estímulo de carga ou treinamento que recebe o indivíduo deve superar um determinado limite para que se produza uma melhora do estado físico.

Este limite é determinado pelo nível de treinamento do desportista em questão. É por isso que os planos de atividade física devem ser o mais individualizado possível, e adaptados para a pessoa a quem se destina este plano.

Se o estímulo é eficiente, produz-se um desequilíbrio no estado físico do indivíduo. Durante o período de recuperação o estado físico estará abaixo de seu limite por causa do cansaço. Uma vez que a recuperação esteja completa, passa-se à fase de supercompensação no qual ocorre um aumento do limite; o novo limite é agora maior do que o limite inicial. Isto é o que ocorre quando a atividade física apresenta resultados positivos.

Devemos considerar que os princípios de treinamento são imprescindíveis quando se objetiva elaborar planos de treinamento competitivo, nos quais o objetivo é a obtenção de um maior rendimento do desportista. Estes tópicos não devem ser esquecidos no caso de treinamento não competitivo, já que são elementos que permitirão dar coerência ao trabalho realizado e obter os resultados mais proveitosos e eficientes para quem os pratica.


Programa de treinamento destinado a pessoas que têm mantido uma regularidade no treinamento de resistência, o que permite trabalharem em um nível mais elevado.


De acordo com o Journal of American College of Sports Medicine a carga semanal pode variar entre duas e quatro horas. A intensidade da carga pode ser de cerca de 70% da capacidade cardiovascular máxima. A duração da carga por sessão variará entre um mínimo de 30 minutos e um máximo de 60. A frequência de treinamento será de três a seis sessões por semana.

Qualquer que seja o nível em que se trabalhe, é fundamental a regulação da intensidade do trabalho. Isto pode ser feito controlando-se a FC (frequência cardíaca) durante um minuto para que se calcule qual a porcentagem da frequência cardiovascular máxima na qual o trabalho está sendo realizado.


Outras formas de medir a eficácia da atividade física são mais subjetivas, como a sensação de bem-estar. Imagine um homem que volte a correr nos finais de semana depois de um longo período sem praticar exercícios. Nas primeiras corridas, ele vai sentir cansaço e dores musculares, que poderão durar dois dias após a atividade.



Veja aqui o seu Gasto Calórico



Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas