Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/03/2007
Dias quentes? Alimentos leves

É verão, o sol está brilhando forte e é hora de começar a se preocupar com a alimentação adequada para os dias mais quentes. A nutricionista Janaína Goston lembra que a tendência da época é para saladas, frutas e sucos, que dão sensação de leveza. No entanto, ela faz um alerta que vale, principalmente, para as pessoas que costumam comer fora de casa. “É importante se preocupar com a higienização dos alimentos para evitar risco de intoxicação alimentar”.

Nestes dias mais quentes, a nutricionista ressalta a importância do consumo de muito líquido, pelo menos oito copos de água por dia. “Valem também os sucos, água de coco, sorvete ou picolé”, diz. Segundo ela, nos dias quentes estamos mais susceptíveis à perda de líquidos corporais, devido ao aumento da temperatura interna e à transpiração excessiva, por isso, devemos estar atentos à ingestão de líquidos.

“Com o aumento das temperaturas, o organismo sofre alterações fisiológicas. Ocorre a diminuição do metabolismo basal, pois nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante como no inverno. Assim, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída”, explica Janaína Goston.

Segundo ainda a nutricionista, além de nutritiva, a alimentação leve causa bem-estar e a melhoria na qualidade de vida. “Isso acontece porque ao comermos alimentos pesados, ricos em gorduras, açúcares e sal, o organismo gasta mais energia para digeri-los, obrigando órgãos como o fígado a trabalhar mais para metabolizar as refeições. Se a digestão é mais lenta devido à ingestão de alimentos pesados, vamos ter uma sensação de empazinamento ou maior desconforto intestinal, que vêm acompanhados de sono e sensação de prostração, devido à alta liberação da insulina na corrente sanguínea”, explica.

Janaína Goston lembra ainda que, associado a isto, em dias quentes, temos mais propensão a flutuações da pressão arterial portanto, a ingestão de alimentos gordurosos nos deixa mais lentos e preguiçosos. São questões que, de acordo com a nutricionista, ressaltam ainda mais a necessidade da adoção de cardápios menos calóricos nestes dias de calor. “As frutas e vegetais, por exemplo, possuem água e fibras, que contribuem para a hidratação e diminuição de açúcares e gorduras no intestino”, lembra.

Sucos
A nutricionista recomenda os sucos mais simples, sem muitas misturas e nenhum tipo de açúcar adicionado. Segundo ela, os mais adequados são: limonadas, suco de maracujá, acerola e caju, devendo-se utilizar os adoçantes artificiais.

Janaína Goston explica ainda que o acréscimo de folhas, como a couve e o agrião; e de hortaliças, como cenoura, beterraba e pepino; aumenta o valor nutricional dos sucos, pois elas são fontes de vitaminas, minerais e fibras e não alteram muito o valor calórico. “Hortaliças verde-escuras são fontes de cálcio e podem facilmente ser incorporadas a vários tipos de sucos”, diz.

Dicas de alimentação saudável
Manter o consumo de frutas e vegetais que possuem nutrientes e água.

Saladas com vegetais crus e cozidos bem coloridos e com presença de frutas ajudam a atingir os nutrientes essenciais e possuem antioxidantes.

Para temperar, dar preferência ao vinagre balsâmico, limão, mostarda, iogurte, ervas, azeite (com moderação).

Evitar molhos com gordura saturada à base de maionese, creme de leite, manteiga e os comprados prontos específicos para saladas.

Dar preferência às frutas da época que, além de possuírem mais nutrientes, são mais baratas.

As frutas consumidas in natura garantem mais nutrientes.

Frutas consumidas picadas podem ser uma opção mais prazerosa, mas devem ser picadas em pedaços maiores, preservando mais nutrientes.

Guardar frutas em vasilhas escuras, para evitar a exposição à luz e a perda de algumas vitaminas fotossensíveis.

Manter a ingestão de fontes ricas em carboidratos, que fornecem a maior parte da energia necessária às nossas atividades diárias.

Alimentos fontes de carboidratos de boa qualidade são os provenientes de cereais, pães integrais e frutas, que favorecem o funcionamento do intestino.

As proteínas de melhor qualidade são as carnes magras, facilmente digeridas, leite e derivados com teor reduzido de gordura.

Sanduíches leves com recheios magros são opções saborosas que não pesam: valem então pães integrais, pão sírio, e até o francês com queijos brancos, presunto de aves e frutas desidratadas.

Os que gostam de uma sobremesa, mas querem as menos prejudiciais, devem optar por doces, sorvetes ou picolés à base de frutas.

Evite alimentos e refeições ricas em gordura. Salgadinhos, biscoitos, frituras em geral, feijoada e carnes gordas. Eles dificultam a digestão e podem provocar mal-estar.

Fonte: Nutricionista Janaína Goston
Sociedade Brasileira de Cardiologia







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas