Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/02/2014
Exercícios? Ótimo, escolha o seu!




Para quem passou um tempo sedentário, o choque pode vir um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. Mas não tarda muito o momento em que se percebe que a avidez por riqueza, por sucesso profissional ou por resolver outros problemas cobram um preço e quem sofre é o corpo. E, muitas vezes, nem se nota o excesso de gordura ou de flacidez se espalhando ao longo dos anos.

Passada a revelação inicial, seja ela dada por um médico ou pelo espelho, ainda há muito o que se fazer para ficar bem. Se você pode mudar, para que deixar acumular ainda mais os anos adiando a possibilidade de otimizar os momentos de bem-estar e melhorar sua saúde?

Antes de se comprometer com a disciplina de um programa de exercícios, para não correr o risco de se desmotivar, informe-se e considere os prós e os contras de cada atividade. Afinal, além da diversão e do bem-estar, cada atividade física produz resultado diferente em seu corpo e à sua saúde. É importante conhecê-los bem para não ter mais surpresas.

Vale lembrar que, antes mesmo de se informar sobre as atividades mais indicadas, é importante consultar um clínico geral e saber se quais suas condições físicas. Ele dará informações importantes sobre sua saúde, que serão requeridas pela instituição esportiva em que matricular - caso esta empresa seja realmente conceituada e confiável.

Dependendo do exercício escolhido, busque também fazer uma avaliação física - feita por professores de educação física especializados - e programe-se para manter uma disciplina. Se quiser sentir uma melhora significante em sua saúde, seja leal consigo mesmo, saiba suas limitações, lembre-se da disciplina e da perseverança e também do lazer e da delícia de se exercitar.

Corrida / Caminhada
Prós:

Com uma boa monitoração, correr e caminhar são atividades físicas bastante efetivas para queimar gorduras e manter em boa atividade o sistema cardiovascular. Mas, é claro, para isso, é preciso trabalhar em uma faixa de freqüencia cardíaca regular e manter um ritmo adequado ao seu metabolismo.


Contras:
Se você passou bastante tempo sedentário, prefira caminhar à corrida. Na caminhada, quando feita corretamente, o impacto com o solo é mínimo. Enquanto na corrida, a força da colisão com o solo provoca atrito nas articulações e altera os movimentos dos músculos. Se não for cuidadoso, o exercício pode causar traumatismos que variam de leves à graves.

A corrida bem monitorada é aconselhável para já tem musculatura bem trabalhada - já que o tônus protege as articulações e previne danos. Já quem é sedentário, fica muito mais exposto à lesões, principalmente, depois de certa idade, em que os ossos ficam fragilizados.

Correr na areia ou em pisos irregulares pois pode provocar um desajuste na musculatura e nas articulações. O mesmo vale para a caminhada. Além de prestar atenção se o solo é uniforme, tente reduzir o impacto com um calçado adequado, com solado amortecedor. E, como todo exercício físico, não se esqueça nunca do alongamento antes e depois do exercício. Na corrida e na caminhada, principalmente, os músculos se tensionam mais do que estão acostumados em atividades do dia a dia. O alongamento ajuda a relaxá-los e a prevenir distorções.

Natação / Hidroginástica

Prós:

Você certamente já deve ter ouvido falar, nadar está entre os exercícios mais completos e perfeitos. A natação fortalece e alonga a musculatura, queima calorias, regula a sistema cardiovascular e, principalmente, a respiração, pois a inspiração e expiração são fortemente trabalhadas.
A hidroginástica faz um trabalho semelhante por lidar também com a resistência da água. A força da água provoca o mínimo de impacto e de riscos de lesões. E quando você sai da piscina, não importa com quanto sacrifício você nadou ou fez exercício, você se sente mais refrescado fisica e mentalmente.

Contras:
Se existe alguma desvantagem em escolher a natação e a hidroginástica, é uma questão pessoal. Na maioria das vezes, o que dificulta a adesão ao esporte é a dificuldade de se adaptar ao meio líquido. Para alguns, é importante que a piscina seja aquecida. Ainda existem aqueles que não sabem nadar e acham difícil de aprender. Esses não devem se desestimular. Nada que um bom esforço e uma prancha ou nadadeira, não possam ajudar a resolver. E o resultado de superar um problema é ainda mais recompensante.


Musculação

Prós:

Antigamente se falava que pessoas mais velhas ou muito novas não poderiam fazer musculação. Isso é totalmente falso! Nos anos 80, com a moda do culto ao corpo à la Madonna (a cantora e não a personagem mitológica), foi difundida a falsa ideia de que a musculação servia à hipertrofia dos músculos e para modelar o corpo.

Na verdade, a musculação é um dos exercícios mais indicados para pessoas a partir dos 30 anos, para dar resistência física e fortalecer o tônus. Depois dessa idade, a pessoa começa a perder ainda mais massa muscular, principalmente, se for sedentária. E aumenta a fragilidade da musculatura, que não protege mais os ossos como deveria e dá menor sustentação ao corpo. Levantar peso aumenta a densidade do osso, incentiva o metabolismo a queimar calorias, força sua elasticidade, molda e tonifica todo seu corpo.

Contras:
O exercício é contra-indicado a certos pacientes cardíacos, pois o peso em maior grau pode acelerar a pressão arterial. Para estes, recomenda-se as caminhadas e o ciclismo, esportes que focalizam mais a parte aeróbica, ou seja, a freqüência uniforme dos batimentos cardíacos.
O treinamento de resistência também é perigoso também quando mal-orientado. O excesso de peso pode ocasionar lesões nos músculos quanto nas articulações e até causar desvios posturais. Porém, após aval de seu clínico geral e a avaliação de um bom profissional de educação física, se feito corretamente, não há desvantagem em um programa de musculação bem-elaborado.


Dança de salão

Prós:

Trabalha o bem-estar emocional, a coordenação motora, a sustentação, queima calorias e trabalha o sistema cardiorrespiratório, quando o ritmo exige uma freqüência cardíaca constante. O impacto é mínimo, a não ser nas danças que exigem mais resistência física.

Contras:
Quase não há contraindicações, contanto que se respeite o limite físico de cada um.


Yoga e Tai Chi Chuan

Prós:

Ambos exercícios estimular o alongamento, a respiração, a concentração, o equilíbrio e o bem-estar espiritual.


Contras:
Quase não há perda calórica. Duas das linhas da ioga - a Hatha Yoga e a Swástia Yôga - promovem o desenvolvimento da musculatura através da sustentação e do alongamento mas, é claro, que menos do que os exercícios com sobrecarga. Já o Tai Chi Chuan já não há desenvolvimento da musculatura, somente equilíbrio e concentração.




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas