Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

01/01/2014
Fibras de banana verde e do maracujá podem ajudar no controle da glicemia!


Segundo dados do Ministério da Saúde, (clique aqui), a diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a ocorrência média de indivíduos com a doença atinge 7,6% da população acima dos 18 anos. Isso equivale a cerca de 11 milhões de pessoas, sendo que 90% são portadores da diabetes do tipo II, ou seja, diabetes tipo adulto ou diabetes com início na maturidade.

Os diabéticos do tipo II produzem insulina, ao contrário do tipo I que ocorre na infância, mas o organismo oferece resistência à ação do hormônio, principal responsável pela entrada de glicose na célula. O tratamento para controle da doença pode responder com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.

As pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar muita sede, fome, urina aumentada, perda de peso, cansaço inexplicável, dificuldade de cicatrização, infecções e dores nas pernas devido à má circulação. Mas na diabetes do tipo II é comum as pessoas apresentarem sintomas vagos, pouco percebidos, como formigamento nas mãos e pés. Por isso, é possível passar meses ou anos sem descobrir a doença.

As principais complicações crônicas do diabetes são as alterações de visão, rins, nervos e vasos sanguíneos. No que diz respeito aos olhos, o diabetes tem sido a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos, e no que se refere aos rins pesquisas mostram que a nefropatia diabética é a principal causa de diálise nesses países.

Para evitar que esses problemas ocorram, é muito importante que as pessoas façam o controle da glicemia. Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação equilibrada rica em fibras, é capaz de suspender os sintomas e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com a Dra. Andrea Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa da Sanavita, na área da alimentação, as fibras solúveis são as mais investigadas nos estudos atuais com diabetes, pois quando ingeridas provocam um atraso do esvaziamento gástrico (atraso na liberação do bolo alimentar do estômago para o intestino) e com isso liberam lentamente a glicose para o intestino delgado, onde será absorvida. Com isso, a sua concentração no sangue eleva-se também mais lentamente.

"Estudos mostram que a farinha de banana verde e a casca do maracujá são ricas em pectina e amido resistente, duas fibras solúveis que colaboram com esse efeito", explica Andrea. "Ambas promovem atraso na liberação de glicose para o sangue", completa.

Sabendo disso, a Sanavita, indústria especializada no desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, que contribuem para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, associou de forma exclusiva essas duas fibras em um só produto: o Glicofiber®. "Trata-se de uma combinação equilibrada, rica em fibras solúveis e de baixo índice glicêmico, cujo consumo regular pode auxiliar na diminuição dos níveis de glicemia, representando um grande aliado para as pessoas que desejam aumentar o aporte de fibras na alimentação", diz a especialista.

Segundo Andrea, é importante frisar que o produto deve ser incorporado à dieta e não como um substituto da insulina, para quem faz uso do medicamento. Outro fator indispensável é aumentar o consumo de água, já que as fibras precisam dela para cumprir melhor sua função e promover seus benefícios.








Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas