Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/12/2013
Aproveite os alimentos sem perder a forma no verão!



O verão é a estação do ano mais celebrada e é a cara do Brasil. Com sua chegada vem também a preocupação com a forma física já que todos querem estar com o corpo bonito para aproveitar o sol e os dias mais quentes.

Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde, Flavia Morais não pular o café da manhã é uma boa maneira de manter a forma. “Estudos mostram que quem toma café da manhã se sente mais disposto e come menos ao longo do dia. Inclua no cardápio fontes de fibras e proteínas, uma boa opção é um ovo cozido ou mexido e torrada com pão integral ou salada de frutas com flocos de quinua” diz a especialista.

Outra sugestão é cortar 100 calorias por dia. “Se você diminuir o consumo de 100 calorias ao dia isso pode representar no fim de um ano até 10 quilos a menos em sua silueta” conta Flavia. Troque os refrigerantes por água ou água saborizada com ervas, os doces por frutas secas e diminua o tamanho das porções que você come.

Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Estabeleça horários regulares para realizar suas refeições. O intervalo entre uma refeição e outra deve ser de até 03 horas. Isso mantém o metabolismo ativo, aumenta o gasto de calorias e evita episódios de compulsão alimentar.


Veja abaixo uma lista de alimentos que pode ser aliados da saúde e da dieta na estação:

Chá verde o óleo de coco: Ambos têm ação termogênica, aumentando o gasto de calorias e facilitando o emagrecimento;

Óleo de cártamo: Contribui para aumentar a sensação de saciedade e para diminuir o acúmulo de gordura, principalmente na barriga;

Spirulina Pacífica Havaiana: Além de vitaminas, minerais e fibras, ela é rica em proteínas que aumentam a liberação de hormônios relacionados à saciedade;

Óleo de abacate: melhora a saúde cardiovascular e ajuda a diminuir a compulsão por comida;

Chia: Rica em fibras que promovem saciedade, reduz o apetite, além de ser fonte de ômega 3, aliado da saúde do coração;

Betacaroteno e o colágeno: Atuam na saúde da pele. O colágeno, encontrado como suplemento melhora a textura da pele e o betacaroteno, encontrado em alimentos como a cenoura, a abobora e a manga ou na forma de suplementos, ajuda na produção de melanina, estimulando o bronzeamento e protegendo a pele contra os raios de sol.

E não deixe que as festas de final de ano comprometam sua boa forma no verão. Para isso, aposte na alimentação saudável também durante as festas de Natal e Reveillon. Nas ceias opte pelas comidas leves e saudáveis. “As datas festivas acontecem em pleno verão. Por isso, podemos aproveitar a riqueza dos alimentos nativos do nosso país, inovando nos pratos da ceia. Mais saladas de folhas e frutas acompanhadas de cereais integrais e carnes brancas orgânicas. Os preparos também podem ser mais saudaveis, por exemplo, asse a rabanada ao invés de frita-la”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Evite também o consumo de bebidas alcoólicas, prefira drinks sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como alecrim, hortelã e manjericão.




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas