Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/11/2013
Alimentos podem ajudar a diminuir a circunferência da cintura!

Quer diminuir a circunferência da cintura? Saiba que isso é possível através de uma alimentação regrada e saudável. A nutricionista Thabata Martins, do Zahra Spa & Estética elaborou 8 dicas de alimentos que ajudam a dar uma turbinada no seu visual:



01 Iogurte desnatado sem sabor (pote pequeno de 100 gramas)
Ingerir iogurtes diariamente ajuda na redução de medidas da cintura, pois a bebida é rica em cálcio; mineral que bloqueia enzimas envolvidas na formação de gorduras e que estimula o uso das gorduras para a obtenção de energia, fatores que levam à perda de peso. Bebendo três porções de iogurte por dia, pode-se reduzir a quantidade de gordura corporal à metade, e uma opção para quem não é muito fã da bebida é usá-la na forma desnatada para a substituição do creme de leite na preparação de pratos doces ou salgados.


Arroz integral 100 gramas crú (para comprar,pode ser um pacote de 1kg de arroz integral)
A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento.

Ele pode auxiliar na sensação de saciedade, redução do colesterol, da glicose sanguínea, da ansiedade e da depressão. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.


02 maçãs
A ingestão de alimentos que possuem cromo também colabora para a redução da gordura corporal na região do abdômen. Esse mineral é capaz de diminuir o desejo por doces, diminuindo, com isso, a transformação de carboidratos em gorduras. É encontrado em batatas, ovos, queijos, banana, brócolis, carne, espinafre, pimenta-do-reino, maçã, laranja,ostras e grãos integrais.



02 Laranjas
Alimentos ricos em vitamina C apresentam propriedades que diluem a gordura, a qual pode ser expulsa pelo organismo com maior facilidade. Além disso, há uma substância presente nesses alimentos que diminui o nível de absorção de glicose pelo corpo, a Pectina. Essa fibra faz com que a absorção do açúcar ocorra mais lentamente, evitando assim que se transforme em gordura; e é obtida através da ingestão de frutas cítricas,laranja, maçã, pêssego e pêra.



02 tomates e umas folhas de alface
A Alface é perfeita para emagrecer, mas ao mesmo tempo fica deliciosa em uma salada e para completar têm propriedades e benefícios nutricionais muito grandes. De modo que incorporá-la na dieta é quase uma obrigação. É rica em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e uma grande variedade de vitaminas como, A, E, C, B1, B2 e B3. Também possui cálcio, magnésio, potássio e sódio. Como é um vegetal que se come cru, não sofre o processo de cozimento que lhe tiraria muitas propriedades.

Contém uma boa quantidade de ferro, o que ajuda a combater a anemia. Recomenda-se consumi-la também quando se sofre de estados gripe os resfriados, já que fortalece as vias respiratórias.Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.
Tem antioxidantes o que contribui a diminuir o envelhecimento celular, melhora os níveis de colesterol e ajuda à circulação. É ideal para as pessoas diabéticas já que regula os níveis de açúcar no sangue. Além de ter propriedades digestivas, combate problemas de flatulências, já que atua como um excelente remédio em casos de inflamação abdominal. É de grande ajuda em casos de retenção de líquidos e cálculos renais.

Já os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata. O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será. Por ser um carotenoide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio. Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate. É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio. Além do Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.


01 lata de atum light sólida (não moído, em pedaços)
Carnes são importantes fontes de vitamina B12, a qual ajuda na perda de peso por queimar gorduras; sem contar que, quando se comem alimentos com proteínas as chances de perdas maiores de calorias aumentam.


1 ou 2 Pimenta-vermelha ( dedo de moça)
Pimenta-vermelha também se mostra um tempero que auxilia o emagrecimento; isso porque apresenta capsaicina, composto que aumenta a produção de hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, os quais diminuem o apetite e a ingestão de calorias durante as refeições.


Aveia ou granola 100 gramas ou ½ pacote(pequeno) de um ou de outro
Fibras solúveis compõem alimentos que ajudam no controle dos níveis de açúcar do sangue, como a aveia, feijão, legumes, ervilhas, maçãs e frutas cítricas; as quais em contato com a água se dissolvem e formam uma espécie de gel, aumentando o bolo alimentar e ocupando o organismo com a digestão, o que fornece a sensação de saciedade por um tempo prolongado. Assim, nutricionistas sempre indicam em suas receitas a ingestão de fibras e cereais pela manhã.



GRANOLA OU AVEIA?

6 colheres de sopa de granola fornecem 445kcal enquanto que a mesma porção de aveia fornece 371kcal.

Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção e a aveia. Essa porção de granola possui 10g à mais de gordura que a aveia, que possui 7g, além de oferecer uma variedade maior de grãos integrais o que aumenta seu valor nutritivo com maior variedade de vitaminas e minerais, mostrando-se um alimento mais completo. A melhor saída e brincar com a quantidade, podendo alternar 6 colheres de aveia ou 4 colheres de granola para manter o mesmo valor calórico.

A nutricionista Brunna Reis, do Dietas Delivery, explica que o alimento pode ajudar na hora do emagrecimento, mas também pode ser um vilão. Tudo o que é consumido em excesso pode tornar-se vilão e atrapalhar a dieta, até mesmo alimentos saudáveis. 40 gramas de granola apresenta aproximadamente 160 Kcal.

Segundo a especialista, geralmente as pessoas costumam ingerir granola junto a outros alimentos como frutas, iogurtes, açaí, vitaminas, leite, mas o composto deve ser inserido na dieta de maneira correta, para ajudar no emagrecimento. Confira algumas dicas para o uso da granola sem atrapalhar sua dieta:

1) Utilize duas colheres de granola na salada de frutas. Além de ótima combinação, é saudável para começar o dia;
2) Consuma o iogurte com 1 colher de sopa de granola entre as refeições;
3) O açaí na tigela com 2 colheres de sopa de granola pode ser uma boa para quem não se preocupa tanto com a balança;
4) Leite desnatado com 2 colheres de sopa de granola;
5) Para os lanches, aposte na banana amassada com 1 fio de mel + 1 colher de sopa de granola.

Atenção: diabéticos devem optar pela versão sem açúcar.




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas