Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

05/11/2013
Ansiedade engana o cérebro para sabotar luta contra a balança!


05/11/2013




Em tempos em que corpos esculturais desfilam Brasil afora nas semanas de moda, confira algumas sugestões para fortalecer a autoestima e lidar com o ataque à geladeira causado por tensão emocional; tecnologia pode ajuda

Com as Semanas de Moda nacionais, São Paulo Fashion Week no dia 28 de outubro e Fashion Rio dia 6 de novembro, um assunto que entra em voga - além das tendências para a estação - é o corpo das modelos. Em um país em que 51% da população está acima do peso, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, (clique aqui), a magreza das beldades reforça o ideal do corpo magro, e pode gerar frustração para quem tenta alcançar o peso desejado e não consegue. Uma batalha que geralmente tem na ansiedade um dos maiores inimigos.

“A ansiedade ativa centros nervosos ligados às emoções e as glândulas hormonais são disparadas, o que gera a sensação de estômago vazio. Os alimentos tornam-se uma válvula de escape”, explica o químico, pesquisador e um dos maiores especialistas em biofeedback do país, Marco Fábio Coghi, diretor da Neuropsicotronics. De acordo com Coghi, quando a pessoa convive de forma constante com a ansiedade, outra consequência é a liberação do cortisol, hormônio do estresse, que sobrecarrega o organismo. “Com isto, a pessoa precisa de mais energia para conviver neste estado, fazendo com que o indivíduo queime massa muscular e transforme-a em gordura”.
Algumas atitudes, no entanto, podem ajudar a ter uma vida mais saudável, controlando a ansiedade e também o consumo de alimentos em excesso. “O estresse e a ansiedade estão hoje entre os maiores causadores de doenças no mundo e a comunidade científica têm concentrado forças para descobrir novas formas de lidar com estes males. Pequenas mudanças de vida também fazem toda a diferença”, explica o pesquisador.



7 dicas para lidar com a ansiedade e não descontar na comida

Dica 1. Ame quem você é
Estar bem consigo mesmo é fundamental para controlar a ansiedade. Cuidar da alimentação é importante para a saúde, mas magreza não significa corpo saudável e muito menos felicidade.

Dica 2. Ouça seu corpo
As técnicas de biofeedback começaram a ser estudadas na década de 60 e, hoje, configuram-se como o método não invasivo e não medicamentoso com um dos melhores resultados para controle do estresse e da ansiedade. Recentemente, uma tecnologia pioneira desenvolvida por pesquisadores brasileiros de biofeedback cardiovascular têm mostrado resultados comprovados no controle destas condições. Denominado cardioEmotion, a tecnologia mede as respostas fisiológicas do coração e, por meio delas, propõe jogos interativos controlados pela respiração e concentração. Este treinamento conduz o organismo a um estado chamado coerência cardíaca, em que respiração, frequência cardíaca e pressão arterial estão em sincronia, aumentando a imunidade e regulando alguns hormônios, como o cortisol. Pesquisadores recomendam a prática diária de 20 minutos como ferramenta complementar-integrativa para ajudar na redução do stress, insônia, ansiedade, hipertensão e depressão.

Dica 3. Pondere os pensamentos
Quando surgir o sentimento de ansiedade, procure avaliar e dimensionar a situação que está causando este mal, pois, o que parece o fim do mundo, pode ser algo passageiro. Analise de forma racional qual é a probabilidade do evento ameaçador realmente acontecer. Falas e pensamentos negativos só agravam o que se está vivendo.

Dica 4. Busque um hobby
Ansiedade e estresse caminham lado a lado. Busque realizar atividades prazerosas, descubra um hobby que se encaixe a seu perfil e distraia a mente. Atividades como yoga, meditação e massagem ajudam a ter uma vida mais equilibrada.

Dica 5. Exercitar é preciso
A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida em equilíbrio, mente ocupada e otimizar a disciplina. Ao se exercitar, a produção de serotonina aumenta, o que também eleva a sensação de prazer.

Dica 6. Alguns alimentos ajudam
Quando a vontade de atacar a geladeira começar, procure ingerir alimentos mais saudáveis. Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio, como as frutas vermelhas, que protegem o cérebro; frutas cítricas, que diminuem a liberação de cortisol; cereais integrais, que deixam o sistema nervoso mais saudável. Chocolate, quando consumido moderadamente, produz serotonina, eleva o bom humor e a sensação de bem-estar.

Dica 7. Procure ajuda profissional
Se a ansiedade for crônica e estiver afetando sua vida, não hesite em buscar ajuda profissional.





Veja mais sobre Tecnologia em Saúde na Coluna:

Tecnologia para uma Vida Mais Saudável com Immo Oliver Paul




Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

13) Nutrição com Dra. Rosana Farah

14) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

15) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

16) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

17) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas