Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/10/2013
Dance! É um Ótimo Exercício!

Fazer aulas de dança ou ir à uma danceteria também é exercício e gasta calorias. Veja logo abaixo as "modalidades" que selecionamos para você:



SWING: Dança de ritmo moderado, que surgiu na década de 30, originária do jazz americano, no período das grandes orquestras. Nela, o casal fica um pouco mais afastado do que na valsa. Há movimentos de giros, que exigem coordenação motora e um bom entrosamento do par. O vestuário é menos formal que o da valsa. Uma pessoa com peso entre 60 e 80Kg queima 5kcal/min.

ROCK: É um ritmo agitado, que exige agilidade e entrosamento. Esta dança trabalha as articulações dos joelhos e dos pés. Uma pessoa de 50 a 70Kg queima 7,2kcal/min. De 60 a 80Kg queima 9,2kcal/min.

VALSA: É uma dança mais formal. A coluna deve estar ereta e o ritmo é ótimo para exercitar a postura. Os movimentos são suaves e, por isso, não há contra-indicações para quem tem osteoporose e nem há sobrecarga das articulações. O vestuário mais adequado é o esporte fino. Uma pessoa entre 50 e 70Kg queima 3,8kcal/min.

DANÇA LIVRE: Há academias de dança, que reservam horários para alunos de terceira idade exercitarem sua criatividade ao dançar. São aulas ideais para quem não tem parceiro fixo.

SAMBA: Requer maior habilidade que outros ritmos e tem uma vantagem: queima boa quantidade de calorias e fortalece os músculos das pernas. Uma pessoa que pesa 50 a 70Kg queima 6kcal/min e de 60 a 80Kg queima 7,1kcal/min

ZUMBA é uma modalidade de dança que se originou na Colômbia, mas que teve seu reconhecimento no México através das aulas do professor Beto Perez. A aula mistura movimentos de dança e ginástica embalados por ritmos latinos e internacionais como Cumbia, Reggaeton, Salsa e Merengue. O objetivo da aula é tonificar os músculos, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e, claro, eliminar calorias. “A Zumba é uma dança aeróbica eficaz e divertida. Uma aula de 50 minutos pode levar a uma perda de 580 a 880 calorias”, declara a professora Claudia Marcelino



Dançar mudou a vida de empresário paulista

Almir Alves, próspero empresário paulista descobriu que o sucesso no trabalho não era o suficiente para se sentir realizado. Por conta dessa insatisfação, começou a buscar algo novo e acabou se deparando com a dança. E, em seis anos, ao ritmo do “dois pra cá, dois prá lá” teve toda a vida transformada.

Almir é, hoje, uma atração à parte nos bailes de dança de São Paulo. Se tornou também referência para os amigos. Todos querem estar onde ele anuncia que estará. Informalmente, criou uma espécie de roteiro do que tem de melhor acontecendo e o fim de semana é todo recheado de bailes. Chega a ir a seis no período de sexta a domingo.

E não é só pelo fato de ter mais amigos e ter se tornado uma referência que ele agradece à dança. Decidiu emagrecer e não se contentou com os 20 quilos perdidos e o preparo físico advindos dos exercícios durante as aulas e a diversão. Almir resolveu levar a saúde a sério, se alimentar corretamente e se dedicar ao treinamento aeróbico. Desde o começo do ano, todos os dias, na hora do almoço, pode ser visto andando pela USP, próximo ao reduto onde fica a sede da empresa do setor de vidros.

Apesar da rotina bastante atribulada, Almir tem como características a ousadia e espontaneidade. Uma prova é o carro com o qual circula pelos bailes da vida, um Camaro amarelo que se tornou a marca de um homem de 51 anos que descobriu que para ser feliz basta se levantar do sofá da sala.

Já foi comprovado que dançar aumenta o equilíbrio emocional, melhora a qualidade de vida, recupera a autoestima, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Almir não imaginava que algo simples como bailar mudaria todo o rumo de sua história.



Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas