Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/10/2013
Como mudar hábitos e estabelecer costumes saudáveis?

Consumir frutas é um hábito positivo, cujo benefício é a boa manutenção do estado físico, mental e espiritual das pessoas. Quem não é muito fã desses alimentos pode usar a criatividade e fazer sucos, misturando os sabores e a partir disso introduzi-los na alimentação cotidiana.



Apesar de contribuírem para o bom funcionamento do organismo, diversas pesquisas têm apontado que o brasileiro não consome frutas em quantidades aconselhadas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% da população não ingere porções diárias recomendadas pelo Ministério da Saúde, (clique aqui), que são de 400 g. E isso porque o país é um dos grandes exportadores de alimentos no mundo.

Além de conter vitaminas e minerais, as frutas, segundo estudo publicado no The American Journal Of Medicine, têm a capacidade de reduzir em até 76% os riscos do Mal de Alzheimer quando consumidas três vezes ao dia, possibilitando o retardo do declínio cognitivo.

Por todos esses benefícios, a terapeuta do Bem-Estar Solange Medeiros reitera a importância de um cardápio variado e colorido, privilegiando frutas, verduras e legumes. “Uma ótima dica para consumir alimentos saudáveis é fazer sucos. Como, em geral, eles possuem sabor adocicado e refrescante, agradam tanto crianças quanto adultos”, informa a terapeuta.

Os sucos têm efeito hidratante, levantam o ânimo, acalmam e são antioxidantes. Para tanto, a união de frutas é fundamental:


A maçã é extremamente benéfica à saúde devido ao número de antioxidantes. Ela pode ser consumida pura ou associada à cenoura, beterraba e aipo, aumentando o poder desintoxicante e alcalinizando o pH do sangue;

A uva também é um poderoso antioxidante, ajudando a diminuir o colesterol e estimulando a circulação;

Morango e melancia auxiliam na circulação sanguínea;

Abacaxi e gengibre são considerados diuréticos, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

Figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;

Pera, banana e alface são recomendadas para quem tem insônia;

O Maracujá tem efeito calmante e o mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;

Laranja e couve são indicadas para a anemia devido à quantidade de ferro e vitamina C.


É importante ressaltar que a água é uma fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo. “Para manter a beleza e um corpo saudável, o consumo de água é imprescindível, pois ela transporta nutrientes, eliminando toxinas, repondo energia, lubrificando o organismo, entre outros fatores benéficos”, explica Solange.

Solange complementa a importância do hábito de uma alimentação balanceada e criativa. “Normalmente ficamos com preguiça de pegar algo na fruteira e consumi-lo, mas considerar o alimento uma fonte de prazer e vitaminas é essencial para estabelecermos práticas saudáveis. Os sucos, acredito, são uma das melhores formas de gerar esse costume”, conclui Solange.





Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas